Mais 100 pessoas participam do Encontro Integrado do Paranapanema

Conhecimento para construir soluções foi o tema que regeu a 6ª Edição do Encontro Integrado do Paranapanema. O evento anual, realizado pelo Comitê Interestadual da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), reuniu mais de 100 pessoas, nos dias 22 e 23 de junho, em Avaré/SP. O objetivo do Encontro é ampliar o diálogo e a troca de experiências, estabelecendo uma agenda comum e ações integradoras para a Bacia Hidrográfica, fortalecendo e otimizando os trabalhos em prol das águas do Paranapanema.

Na abertura do Encontro Integrado, o Presidente do Comitê do Rio Paranapanema, José Luiz Scroccaro, reforçou a importância de todos estarem presentes e imergidos na pauta de trabalho, o Paranapanema e a importância da integração. “Trabalhamos em harmonia pelo bem do rio. O resultado dessa integração é materializado no reconhecimento do governo federal de que o CBH Paranapanema é referência nacional”, destacou.

Representando a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Superintendente Humberto Gonçalves relembrou a papel do Comitê e sua relevância na gestão das águas. “As ações do comitê são importantes para fortalecer o sistema de recursos hídricos sob a ótica da descentralização, integração e participação da sociedade. Quem decide o que quer para a bacia é o comitê, a partir de um plano de trabalho que respeita as particularidades de cada território”.

Também participando da solenidade de abertura do evento, o coordenador adjunto do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Rodrigo Hajjar, completou dizendo que “a beleza do comitê está na congregação da sociedade civil, empresários, usuários, indústrias e o governo. União para decidir como usar para que a água possa perpetuar. E por prezar pelo bem comum, pelo trabalho de excelência, podemos afirmar que o comitê do Paranapanema é uma referência nacional”.

Roda de Diálogo: A gestão na Bacia Hidrográfica do Paranapanema

Após a Solenidade de Abertura, iniciou-se a Roda de Diálogo em que todos os sete Comitês instalados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBHs Alto, Médio e Pontal do Paranapanema, na vertente paulista; CBHs Norte Pioneiro, Tibagi e Piraponema, na vertente paranaense; e CBH Paranapanema) fizeram um pequeno resumo sobre sua atuação, os instrumentos de gestão implementados na bacia e as principais pautas de trabalho atual.

A ideia foi mostrar a interligação na gestão de recursos hídricos e chamar atenção para a necessidade do planejamento integrado, fortalecendo os pactos e as ações de cooperação entre os comitês.

Acesse as apresentações:

CBH Paranapanema

CBH Alto Paranapanema

CBH Médio Paranapanema

CBH Pontal do Paranapanema

CBH Tibagi

CBH Norte Pioneiro

CBH Piraponema

1º Encontro das Diretorias dos CBHs do Paranapanema

Para dar continuidade às ações de fortalecimento da integração, no período da tarde do dia 22, os membros das diretorias dos sete comitês se reuniram com o objetivo de integrar as pautas, a articulação e o trabalho em prol da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. “Por isso, é fundamental que as diretorias estejam alinhadas”, destacou a secretária do CBH Paranapanema, Suraya Modaelli, durante a condução do trabalho.

“Nos últimos anos, desenvolvemos um forte trabalho de integração junto às secretarias executivas dos comitês. Trocamos experiências sobre os processos, padronizamos métodos, atualizamos a identidade visual da bacia, por meio dos seus comitês; integramos a agenda e, hoje, notamos como conseguimos evoluir e fortalecer a nossa bacia e os nossos comitês”, complementou.

O especialista em geoprocessamento da ANA, Gonzalo Fernandez fez uma apresentação sobre o Plano de Recursos Hídricos e sua integração com os afluentes. Ele destacou que planejar e executar as ações de forma conjunta, fortalece e potencializa os resultados para todos. As Diretorias puderam, ainda, dialogar sobre os desafios que precisam ser superados na gestão. Ao fim, as Diretorias pactuaram uma agenda de compromissos e esforços conjuntos.

Encontro de Consórcios Intermunicipais e de Prefeitos do Paranapanema

Na sequência, juntamente às Diretorias dos sete Comitês, iniciou-se o diálogo junto aos representantes dos consórcios e os Prefeitos para falar sobre o papel do Poder Público Municipal na gestão das águas. É no território do município que as ações acontecem, por isso é fundamental o engajamento do executivo para que de fato haja intervenções de melhorias da água. Para falar sobre as ações priorizadas no Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema foi convidado o especialista em geoprocessamento da ANA, Gonzalo Fernandez.

Para falar do papel estratégico do Prefeito Municipal na gestão dos recursos hídricos, foi convidado o presidente do Consórcio Intermunicipal de Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos do Centro-Oeste Paulista e Prefeito de Garça/SP, João Carlos dos Santos, que também é membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, do CBH Médio Paranapanema, do CBH Aguapeí Peixe e do Conselho do Fehidro.

As Diretorias juntamente aos Prefeitos desenvolveram estratégias para que mais Prefeitos possam participar ativamente dos Comitês e conhecer as demandas em relação à Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

Capacitação Projetos de Educação Ambiental

A capacitação para elaboração de projetos foi uma das mais solicitadas na pesquisa realizada junto aos membros dos sete Comitês. Neste sentido, para o Encontro Integrado, foi desenvolvida a capacitação com a temática projetos em educação ambiental. A proposta do curso foi possibilitar aos participantes compreenderem a importância de elaborar projetos, de forma planejada, que visam buscar as melhores soluções para as necessidades que a instituição busca solucionar.

A capacitação foi ministrada pelo bacharel, mestre e doutor em ecologia, autor de 19 livros sobre a temática ambiental; com 44 anos de prática acadêmica e ativismo ambientalista; Genebaldo Freire Dias, o autor brasileiro mais citado nos processos de educação ambiental. O curso foi realizado concomitantemente ao Encontro das Diretorias, Consórcios e Prefeitos do Paranapanema, no dia 22 de junho, no período da tarde, e a Visita Técnica, citada abaixo.

Visita Técnica Irrigação com alta tecnologia

Revitalização de Bacia é um tema prioritário para o Comitê do Paranapanema, por isso, o Comitê busca estimular os atores que atuam na Bacia Hidrográfica para essa prática. Neste ano, a visita técnica conheceu a sede da Associação do Sudoeste Paulista de Irrigação e Plantio na Palha (ASPIPP), em Campos de Holambra 2 (Distrito do município de Paranapanema).

Os presentes, conheceram também a Fazenda Santa Isabel, acompanhados do proprietário, senhor Theodorus Swart, que mostrou as intervenções feitas em prol dos recursos hídricos e, consequentemente, potencializaram sua produção.

Painel Olhando Para o Futuro

No dia 23 de junho, o Comitê do Rio Paranapanema trouxe as novidades e as infinitas possibilidades ao Paranapanema. Afinal, o Paranapanema não só está pronto, como já está viajando pelo mundo! Para romper as fronteiras, neste ano, no Dia Mundial da Água, o CBH Paranapanema lançou oficialmente a sua página de apresentação com tradução para o inglês e o espanhol. A partir, de então, o Paranapanema, que já tem conquistado o protagonismo na gestão das águas nacionalmente, passa a expandir sua atuação e compartilhar experiências com outras nações.

Acesse!

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), em parceria com a Comissão Europeia, realizam a chamada transnacional conjunta Water4all 2022, destinada à segurança de recursos hídricos. A chamada tem por objetivo apoiar projetos colaborativos de pesquisa e inovação para melhorar a segurança da água a longo prazo, com abordagem dos seguintes temas.

Um dos projetos aprovados é o “Coproduzindo estratégias de adaptação a inundações e secas em grandes bacias hidrográficas (res2extremes)”, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pelo qual o recorte do estudo é a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, e, dessa forma, conta com o apoio do Comitê. Entre os dias 19 e 23 de junho, ocorreu a 55ª reunião do Conselho Executivo E A 31ª Reunião da Conferência das Partes do IAI, na Cidade do Panamá, em que houve a apresentação do projeto, por isso, o CBH Paranapanema foi convidado para participar do evento, e ao vivo, direto do Panamá, o assessor técnico, Emílio Prandi, falou aos presentes sobre o projeto.

O presidente do CBH Paranapanema, José Luiz Scroccaro, falou sobre a Conferência Internacional da Água da Organização Ddas Nações Unidas, realizada em Nova Iorque, Estados Unidos da América, entre os dias 22 e 24 de março de 2023, em que ele esteve presente representando o Comitê.

Diante deste cenário, o Paranapanema já está mapeando os eventos internacionais para identificar as potenciais formas de contribuir e participar. Já no radar, a secretária do Comitê, Suraya Modaelli, falou sobre o 1º Fórum Latino-Americano da Água, que acontecerá nos dias em 21 e 22 de novembro de 2024, em Aracaju (SE), simultaneamente ao 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. O evento será um espaço para estabelecer redes, interações e agendas de recursos hídricos e saneamento básico que contribuam para o desenvolvimento sustentável na américa latina. São esperadas no fórum latino-americano da água instituições do setor de recursos hídricos dos 20 países latino-americanos.

Veja a apresentação aqui!

Maratona Paranapanema de Conhecimento e Cooperação

Em sua 2ª edição, a Maratona Paranapanema de Conhecimento é um jogo de perguntas e respostas sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, a legislação de recursos hídricos e as especificidades dos Comitês instalados no Paranapanema. O objetivo é, de maneira divertida, estimular o interesse pelas temáticas que cercam a gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, além de provocar o diálogo entre os diversos agentes que atuam no Paranapanema, gerar reflexão nas pautas prioritárias dos Comitês e, dessa forma, aumentar o senso de pertencimento à Bacia Hidrográfica.

Contudo, neste ano, a Maratona também foi de cooperação. A Agência Nacional de águas e Saneamento Básico (ANA), durante a Maratona, realizou um piloto do jogo Akauana. Trata-se de um jogo de aventuras pelo universo da água que propõe um conjunto de desafios, estimulando o aprender de forma lúdica e com cooperação, lançado pela Agência neste ano.

Encerramento

Além da premiação da 2ª Maratona Paranapanema de Conhecimento e Cooperação, a diretoria fez as considerações finais do evento. “Toda a programação deste evento foi pensada para aumentar a nossa motivação na atuação na gestão dos recursos hídricos. De forma leve e divertida, tivemos painéis e capacitações riquíssimas de informações, todos com as temáticas prioritárias do comitê, priorizadas em Nossos Plano Integrado de Recursos Hídricos”, despediu-se a Secretaria do Comitê, Suraya Modaelli.

O vice-presidente do CBH Paranapanema, Marco André D’Oliveira, reforçou a importância do evento. “Compartilhamos momentos únicos de cumplicidade e amizade, além das experiências trocadas nos descansos. Nós, da diretoria do CBH Paranapanema, juntamente à organização do evento, agradecemos a todos: pela disponibilidade, pelos esforços em conseguir estar presente, por embarcar nas dinâmicas propostas e, principalmente, por todo o trabalho do dia a dia em prol das nossas águas”.

“Agradecemos a todos os comitês que estão atuando na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema,  este evento é de vocês e para vocês, portanto, são vocês que fazem o sucesso do encontro”, encerrou o Presidente, José Luiz Scroccaro.

Acesse as fotos do eventos, aqui!