Encontro Integrado do Paranapanema reforça pautas prioritárias para a Bacia Hidrográfica
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Encontro Integrado do Paranapanema reforça pautas prioritárias para a Bacia Hidrográfica

O 5º Encontro Integrado do Paranapanema reuniu cerca de 100 pessoas, envolvidas na gestão das águas da Bacia Hidrográfica, entre os dias 7 e 9 de junho, para imersão nas pautas prioritárias de trabalho do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema). O evento foi realizado presencialmente, em Avaré/SP, nas margens da represa de Jurumirim.

O objetivo do Encontro é estabelecer o diálogo, a mobilização e a integração dos membros dos sete comitês que estão instalados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBHs Alto Paranapanema, Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema, em São Paulo; Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro, no Paraná; e o Comitê interestadual do Rio Paranapanema, composto por representantes dos dois estados e da União).

A integração dos Comitês que atuam no Paranapanema é um compromisso assumido desde a instituição do Comitê Interestadual, em 2012. O Encontro, neste contexto, é um momento para ampliar o diálogo e a troca de experiências, estabelecendo uma agenda comum e ações integradoras para a Bacia Hidrográfica.

Solenidade de abertura
O 1º dia do evento foi marcado pela Solenidade Oficial de Abertura. Importantes nomes da gestão de recursos hídricos estiveram presentes e ressaltaram a importância do evento e do cuidar das águas. O Secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Everton Souza; o Secretário Executivo Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Luiz Ricardo Santoro; o Diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Filipe de Mello Sampaio Cunha, o Governador Honorário do Conselho Mundial da Água e Presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia, Lupércio Ziroldo Antonio, destacaram, principalmente, o modelo de integração e gestão compartilhada que é feita nas águas do Paranapanema.

O presidente do Comitê, José Luiz Scroccaro, e o 1º vice-presidente, Marco André D’Oliveira, receberam os convidados e ressaltaram a importância da participação de todos na gestão e os objetivos do evento. Para Scroccaro, o Encontro estreita os laços entre os membros, além de dar estímulo e ferramentas para apoiar a execução das ações dispostas no Plano Integrado de Recursos Hídricos(Pirh) do Paranapanema.

Painéis
Logos após a abertura, dois painéis foram apresentados aos presentes. O Superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Flávio Tröger, no painel Planejamento, falou sobre os resultados do 1º Ciclo e os temas prioritários para o 2º ciclo. O Superintendente de Implementação de Planos, Programas e Projetos da ANA, Tibério Pinheiro, apresentou os projetos estratégicos a serem realizados ou já implementados no Paranapanema, no Painel Implementação.

Capacitações
Também no 1º dia do evento, duas capacitações ocorreram concomitantemente. Coordenada pelo 1º Vice-presidente do CBH Paranapanema, Marco André D’Oliveira, Revitalização de Bacias: do conceito ao exemplo, trouxe toda a contextualização do termo, pelo Professor da Unesp Edson Luís Piroli, Engenheiro Florestal, Mestre em Engenharia Agrícola, Doutor em Agronomia; e levou os participantes a conhecerem o projeto ReflorestAvaré, da Prefeitura Municipal.

Revitalização de bacia é um tema muito atual e necessário. Não à toa, foi priorizado pelo Comitê na implementação do 2º ciclo Pirh Paranapanema. Essa atividade também foi ao encontro do Programação de Capacitação e Educação Ambiental, em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente, em que a meta é fomentar à revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

Para acessar a apresentação de contextualização sobre Revitalização de Bacias, clique aqui!

Para acessar o projeto ReflorestAvaré, clique aqui!

Houve, ainda, a capacitação A Integração das Águas do Paranapanema: Águas Subterrâneas e Superficiais. Ela também foi dividida em dois momentos, conduzida pelo Coordenador da ANA, Fernando Oliveira, Geólogo, com mestrado e doutorado em Hidrogeologia, a 1ª apresentação contextualizou os participantes sobre o que são as águas subterrâneas e quais informações se tem da região do Paranapanema.

Na sequência, Emílio Prandi, Geólogo, mestre em Geotecnia e doutor em Geociências, apresentou a justificativa e subsídios para instituição da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do Paranapanema. Todos participaram da construção da proposta, que será encaminhada ao Plenário do CBH Paranapanema para análise e aprovação.

Para acessar a apresentação dos estudos sobre Águas Subterrâneas no Paranapanema, clique aqui!

Para acessar a apresentação de subsídios para a Câmara Técnica de Integração das águas do Paranapanema, clique aqui!

Mudanças Climáticas
A segurança hídrica é pauta prioritária do CBH Paranapanema. Desde 2018, enfrentando uma severa crise hídrica, culminada pela falta de chuvas na Bacia Hidrográfica, as mudanças climáticas são temas constantes no Comitê. Para falar do assunto, o Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia do Meio Ambiente, João Lech Samek, falou do impacto da crise nos reservatórios do Paranapanema e as ações desenvolvidas pelo Comitê durante este período.

O Professor Eduardo Mário Mendiondo, graduado em Ciências Hídricas, mestre e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, introduziu a temática, mudanças climáticas, e mostrou a interferência no ciclo da água, além de traçar previsões para a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. A mesa de diálogo foi moderada pelo Superintendente da ANA, Flávio Troger.

A temática foi trabalhada na manhã do 2º dia do Encontro. Antes de iniciá-la, o especialista da ANA, Gonzalo Fernandez, apresentou o projeto desenvolvido pela ANA para o Paranapanema: Modelos de Qualidade da Água – Bases para o Enquadramento na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

Para acessar a apresentação de introdução às Mudanças Climáticas, clique aqui!

Para acessar a apresentação sobre as ações do CBH Paranapanema diante da crise hídrica, clique aqui!

Para acessar a apresentação sobre os impactos das mudanças climáticas no Paranapanema, clique aqui!

Para acessar a apresentação do projeto Modelos de Qualidade de Água, clique aqui!

1ª Maratona Paranapanema de Conhecimento
A parte da tarde do 2º dia do evento foi dedicada a uma dinâmica de perguntas e resposta em grupo. Toda a atividade foi voltada para conhecimentos gerais sobre a legislação de recursos hídricos, o funcionamento do Comitê e os documentos norteadores do trabalho do CBH Paranapanema.

Encerramento
No último dia do evento, um representante de cada Comitê Afluente apresentou suas percepções gerais sobre os temas trabalhados no evento, os desafios que a Bacia terá e como os Comitês podem apoiar os trabalhos em prol da gestão do Paranapanema. Na ocasião, as equipes que participaram da 1ª Maratona Paranapanema de Conhecimento foram premiados.

Para acessar as fotos do evento, clique aqui!

Para acessar o vídeo do evento, clique aqui!