Rede UniParanapanema é oficialmente instituída

O 8º Seminário das Instituições de Ensino Superior do Paranapanema, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), foi realizado na manhã de hoje (16) e teve como objetivo principal formalizar a criação e a instituição da Rede de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (Rede UniParanapanema).

Ela terá como área de atuação a Unidade de Gestão de Recursos Hídricos do Paranapanema e a sede será em uma das Instituições de Ensino Superior membro, de forma itinerante e coincidente com a sede de sua Secretaria. O objetivo é desenvolver estudos, pesquisas e ações de extensão universitária, articuladas ao ensino nas Instituições de Ensino Superior, em parceria com o CBH Paranapanema e os CBHs Afluentes.

A Rede UniParanapanema terá como atribuição, ainda, apoiar o CBH Paranapanema no planejamento, organização e realização anual dos Seminários das Instituições do Paranapanema; e no desenvolvimento do Informativo #IESParanapanema. Ela também produzirá anualmente um relatório resumo das atividades desenvolvidas, incluindo síntese dos projetos, estudos, pesquisas e atividades de extensão realizadas.

Durante o evento, que contou com cerca de 40 participantes, as instituições que já formam a Rede UniParanapanema puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e as Universidades

A coordenadora de capacitação para o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e Saneamento Básico da ANA, Vyvianne Graça, abriu o evento apresentando como as instituições de ensino superior podem apoiar a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), principalmente na “adequação da gestão de recursos hídricos às diversidades físicas, bióticas, demográficas, econômicas, sociais e culturais das diversas regiões do País”, conforme diretriz da PNRH.

Atualmente, a ANA por meio de seus projetos e ações visam formar profissionais qualificados para a gestão de recursos hídricos, bem como produzir conhecimento científico, com produtos de aplicação prática. Algumas das iniciativas são os Mestrados Profissionais em Rede Nacional em Gestão de Recursos Hídricos (ProfÁgua) e para ensino das ciências ambientais para professores do ensino básico (ProfCiamb).

A ANA disponibiliza recursos financeiros para que as instituições de ensino superior promovam os cursos de forma que os ingressantes tratem em suas qualificações questões voltadas aos recursos hídricos e aos Comitê de Bacias.

Clique aqui para acessar a apresentação!

A Articulação entre os Comitês de Bacias e as Instituições de Ensino Superior em apoio à Gestão de Recursos Hídricos

O Coordenador da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão do CBH Paranapanema, Antonio Cezar Leal, apresentou a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e como iniciou o trabalho junto às Universidades. Na elaboração do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema, a Academia atuou fortemente junto ao Comitê na elaboração de documentos técnicos que embasaram o Plano.

O Pirh Paranapanema, inclusive, conta com um Programa específico para a produção de conhecimento, com dois subprogramas – STR.F.1 Incentivo à produção e extensão de conhecimento científico e STR.F.2 Estudos e projetos para superar as lacunas de conhecimento do Diagnóstico.

Desde então, diversos trabalhos, visando a implementação do Plano, já vem sendo executados pelas instituições de ensino superior. Para ampliar a atuação da academia, o Comitê instituiu o Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior, o informativo quadrimestral #IESParanapanema (com os estudos que estão sendo desenvolvidos sobre o Paranapanema), e realiza o Seminário das Instituições de Ensino Superior do Paranapanema, que já está em sua 8ª edição.

Clique aqui para acessar a apresentação!

A Rede UniParanapanema

O coordenador do Grupo das Instituições de Ensino Superior (GTIES) do CBH Paranapanema – instância responsável pelos encaminhamentos necessários para a criação da Rede UniParanapanema, Carlos Aggio, apresentou as especificações da Rede.

A Rede de Instituições de Ensino Superior do Paranapanema é uma organização sem personalidade jurídica criada como uma instância de articulação das Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas ou que atuam na Unidade de Gestão de Recursos Hídricos do Paranapanema, no formato de uma rede acadêmica, para realização de atividades de extensão universitária, ensino e pesquisa, troca de experiências com Instituições de Ensino Superior do Brasil e de outros países, envolvendo a produção e divulgação de conhecimentos, o letramento científico e a sustentabilidade ambiental as temáticas relativas à gestão participativa, descentralizada e democrática das águas.

Podem compor a Rede todas as instituições de ensino sediadas na Unidade de Gestão de Recursos Hídricos ou que tenham interesse em desenvolver trabalhos voltados para a gestão de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Para isso, basta a manifestação por meio de ofício. Posteriormente, é realizado um cadastro de adesão, que será aprovado pelo Plenário.

A Rede contará com quatro instâncias – o Plenário, em que participará todas as instituições que manifestarem interesse, por meio de representação, cuja finalidade é deliberar acerca das temáticas propostas; o Colegiado de Facilitadores, formado pela Diretoria e membros do CBH Paranapanema, responsável por ser o elo entre o CBH Paranapanema e a Rede; a Coordenação Executiva, eleita pelo Plenário e com a missão de coordenar as ações; e os Grupos de Trabalhos, para tratarem de assuntos específicos, conforme atribuição definida pelo Plenário.

Conforme estabelecido em seu Estatuto Social, a Diretoria do CBH Paranapanema já elegeu o Colegiado de Coordenadores que, a partir de agora, fará a composição da Coordenação Executiva Provisória – que convocará o Plenário para a eleição definitiva. Fazem parte do Colegiado de Facilitadores: a 2ª Vice-Presidente do CBH Paranapanema, Carla Beck; o Secretário Adjunto do CBH Paranapanema, Carlos Eduardo Secchi Camargo; o representante da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e coordenador do GTIES, Carlos Eduardo Gonçalves Aggio; e a representante da Fundação Educacional do Município de Assis (Fema) e membro do plenário do CBH Paranapanema, Elaine Soares Amorim.

Clique aqui para acessar a apresentação!

Os membros da Rede UniParanapanema

Já fazem parte da Rede UniParanapanema a Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Cesumar (Unicesumar); Universidade Estadual Paulista (Unesp Ourinhos); Associação Prudentina de Educação e Cultura (Unoeste); Fundação Educacional do Munícipio de Assis (Fema); Centro Universitário Metropolitano de Maringá Unifamma (UniFamma); Faculdade EduVale de Avaré/SP; e Universidade Estadual Paulista (Unesp Presidente Prudente), clique e acesse as apresentações.

Faça parte da Rede UniParanapanema!

As Instituições de Ensino Superior que se interessarem em participar da Rede UniParanapanema, clique aqui e conheça o Estatuto Social. O ofício de manifestação de interesse poderá ser enviado para secretaria@paranapanema.org