Paranapanema se destaca durante o Encob 2019

Evento foi realizado entre os dias 21 e 25 de outubro

A cidade de Foz do Iguaçu-PR sediou o XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), realizado entre os dias 21 e 25 de outubro. Está foi a 1ª edição com a participação ativa de um Comitê de Bacia na organização do Encob. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) apoiou a realização do evento.

O XXI Encob, promovido pelo Fórum Nacional de Comitês, foi realizado em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, e com o apoio dos Comitês de Bacias Hidrográficas instituídos no estado. Na XXI Edição, estiveram presentes representantes de 198 Comitês de Bacias, que participaram ativamente das atividades, diálogos e encontros promovidos ao longo dos dias do evento.

O presidente do Comitê, Everton Souza, ficou feliz com o resultado. “O evento foi um sucesso! Mais de 1500 participantes inscritos, discussões técnicas de grau elevado, houve um envolvimento muito grande por parte dos comitês em relação a participação nos diversos espaços que foram reservados para o nosso trabalho”, ressaltou.

Cerca de 40 membros, representantes dos sete Comitês pertencentes à Bacia do Paranapanema (CBHs Paranapanema, Alpa, MP, PP, NP, Piraponema e Tibagi) estavam presentes no evento, o que engrandeceu, ainda mais, a participação do Paranapanema durante todo o evento – seja na busca por conhecimento, que será compartilhado e aproveitado na bacia, seja na disseminação das atividades executadas no âmbito do Paranapanema.

No primeiro dia do evento, foram realizadas 10 oficinas simultâneas, com os mais variados temas, como, a Construção de Planos de Bacias Hidrográficas; O papel da educação ambiental e da capacitação na gestão de recursos hídricos; Aplicação dos indicadores de governança das águas.

A Oficina Sustentabilidade na administração foi ministrada pela vice-presidente do CBH Médio Paranapanema, Patrícia Fazano. “Abordamos temas, como resíduos gerados dentro da administração pública, uso racional dos recursos naturais, especificamente a água e energia elétrica”, pontuou.

A noite do primeiro dia foi reservada para a solenidade de abertura, que contou com a presença do Coordenador Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias (FNCBH), Hideraldo Buch; o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e Presidente da Associação Brasileira das Entidades Estatuais de Meio Ambiente (ABEMA), Germano Luiz Gomes Vieira; o Diretor Presidente do Instituto Ambiental do Paraná e Presidente do CBH Paranapanema, Everton Luiz da Costa Souza; representando o Prefeito Municipal de Foz do Iguaçu, estava a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ângela Meira; o Diretor Presidente do Instituto das Águas do Paraná, coordenador da comissão local de organização do XXI Encob, José Luiz Scroccaro;  o governador honorário do Conselho Mundial da Água, Lupércio Ziroldo; a Diretora Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Christianne Dias,  e o Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Márcio Nunes.

O presidente do CBH Paranapanema, Everton Souza, ressaltou na solenidade a importância do evento e do papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas. “Os Comitês são o coração da gestão de recursos hídricos no Brasil”, finalizou.

Feira de Exposição

O CBH Paranapanema esteve presente na Feira de Exposição do XXI Encob com um estande alegre, que objetivou difundir as ações executadas na Bacia Hidrográfica, além de ser o ponto de apoio para os membros dos sete Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, presentes no evento. Todos os dias houve atividades especiais no estande, amplamente e previamente divulgadas!

No primeiro dia de evento, 21 de outubro, os presentes puderam participar do Luau do Paranapanema. Durante 1h30, houve música ao vivo no estande.O repertório, buscando homenagear os 26 estados e o Distrito Federal, presentes no evento, trouxe uma música popular de cada estado. O show, que foi aberto e encerrado com a música do CBH Paranapanema #EuSouParanapanema, durou 1h30 e acolheu o público do evento.

Na terça e quarta-feira (22 e 23 de outubro), além das atividades programadas pelo evento, no estande do CBH Paranapanema foram realizados dois Talks Shows. O primeiro, com a secretária adjunta, Suraya Modaelli, e o presidente do Comitê, Everton Souza. Eles abordaram as expectativas em relação ao XXI Encob, o processo de organização e as atividades preparadas pelo CBH Paranapanema.

O 2º programa falou sobre Segurança Hídrica, um dos temas trazidos pelo Encob e vivido intensamente pelo Comitê do Rio Paranapanema do último ano.O assunto foi conduzido pelo membro da secretaria executiva do Comitê, Emílio Prandi, e o 1° Vice-presidente do CBH Paranapanema, Vandir Almeida.

Durante todo o evento, no estande, foram distribuídos um calendário institucional 2020. Nele, a cada mês, um pouco da história do Comitê do Rio Paranapanema, da Bacia e de seus Afluentes.Quem passou por lá também levou o lápis tempero, que além de ser de material degradável, possui sementes de salsa na ponta. Dessa forma, após de utilizar o lápis, o participante poderá cultivar uma lembrança do Paranapanema e do evento.

Uma máquina fotográfica também esteve à disposição para registar quem passou pelo estande. As fotos eram reveladas na hora e, na moldura, os canais de comunicação do Comitê. Todas as fotos também foram disponibilizadas digitalmente pela página do Facebook @CBHParanpanema.

Apresentações

O CBH Paranapanema participou ativamente da programação oferecida pelo Encob não só como ouvinte: teve a oportunidade de levar as experiências ao público presente. No terceiro dia do Encontro, a Comunicação do Comitê foi tema de uma palestra realizada na Arena – espaço dentro da Feira de Exposições. A secretária adjunta do Comitê, juntamente a coordenadora e assessor do escritório de apoio do Paranapanema, Suraya Modaelli, Priscilla Rocha e Marco Muta, explanaram sobre a construção do Plano de Comunicação do Comitê e os resultados alcançados.

No quarto dia (24 de outubro), o presidente do Paranapanema falou sobre Integração ao grande Plenário – a vocação do CBH Paranapanema. A apresentação foi demonstrada na prática – a finalizada contou com um flashmob com os membros do Comitê. De peito aberto e espalhados pelo plenário, um a um, os membros expressaram seu orgulho de pertencimento – uma ação participativa dos membros que surpreendeu a todos os presentes – enquanto a bandeira do Comitê do Rio Paranapanema e o Selo da Bacia eram conduzidos ao palco por representantes dos seis Comitês Afluentes. Ao fundo, o clipe da música #EuSouParanapanema.

Na mesma data, no período da tarde, os vice-presidentes do Comitê, Vandir Almeida e Paulo Soares; e o geólogo Emílio Prandi falaram sobre o modelo participativo na construção do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH Paranapanema), fechando o conteúdo com a metodologia, também participativa, da implementação do PIRH.

Trabalhos Científicos

O Comitê do Paranapanema também teve destaque nos trabalhos científicos apresentados. O projeto “Uma visão do uso das águas subterrâneas para municípios – o caso de Marialva/PR”, submetido pelo Hermam Vargas Silva e Lucas Francisco Tognato, trata de uma das regiões geográfica da Bacia do Rio Paranapanema, e foi apresentado em formato de pôster.

O projeto “Identificação de áreas de inundações em córregos urbanos“, dos autores Jhonathan Yoshiaki Namba; Bruna Forestieri Bolonhez; Cláudia Telles Benatti; Ed Pinheiro Lima; e Paulo Fernando Soares, desenvolvido na Universidade Estadual de Maringá – PR, também pertence à região geográfica da Bacia do Rio Paranapanema. O pôster com o trabalho foi exposto durante todo o evento.

O grupo de geólogos do Paranapanema convidou outros profissionais e desenvolveram o projeto “Gestão Integrada de Águas Subterrâneas e Superficiais na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema”. O tema foi apresentado no dia 25 de outubro, de forma oral, pelo membro da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão do Paranapanema, Luiz Fornazzari.

Com destaque para a proteção, a recuperação e a conservação da Bacia do Ribeirão Cafezal – Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi, pertencente ao Paranapanema – estudantes dos vários cursos de Engenharia da Faculdade Pitágoras e da Universidade Federal Tecnológica (UTFPR) de Londrina participaram do Hackathon Ambiental 2019. O nome Hackathon vem da combinação dos termos hack, que significa programar com excelência, com marathon, de maratona. Os alunos tiveram 24 horas para apresentar projetos. O CBH Paranapanema apoiou a iniciativa inspirando os alunos, por meio de uma apresentação, na qual se pontuou os desafios PIRH Paranapanema. Durante o Encob todos puderam conhecer a iniciativa.

A Comunicação do Comitê não podia ficar de fora. O projeto foi apresentado em formato de pôster pelo CBH Paranapanema.