Comitês de Bacias do Paranapanema recebem capacitação para aperfeiçoar a sua atuação
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Comitês de Bacias do Paranapanema recebem capacitação para aperfeiçoar a sua atuação

O 1º Workshop Por Dentro do Comitê do Paranapanema – Competências e procedimentos, realizado na tarde de hoje (04), virtualmente, contou com cerca de 100 participantes, entre eles, membros dos sete Comitês que estão instalados no Paranapanema (CBHs Alto Paranapanema, Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema, na vertente paulista; CBHs Norte Pioneiro, Piraponema e Tibagi, na vertente paranaense; e o Comitê Interestadual).

Promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), o objetivo foi aperfeiçoar os conhecimentos dos membros para que melhor desempenhem suas atribuições em prol das nossas águas, como previsto no Programa de Capacitação do CBH.

O superintendente adjunto de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Volney Zanardi, iniciou a capacitação falando sobre a Lei das Águas, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) – estrutura na qual os Comitês fazem parte.

Após explicar a estrutura de órgãos e agentes que fazem parte da gestão das águas, Zanardi destacou a importância da representação dos segmentos e sua atuação. Segundo ele, os segmentos devem definir representantes que de fato saibam a agenda do setor, suas reivindicações e ter habilidade na articulação política. “Permanentemente devemos trabalhar conhecimentos, habilidades e atitudes para enfrentar os desafios de representação e representatividade dos atores do Singreh”, finalizou.

Após a palestra de contextualização, a secretária do CBH Paranapanema, Suraya Modaelli, apresentou as peculiaridades do Comitê do Rio Paranapanema, os procedimentos adotados, os normativos, o que se espera dos membros e de suas instâncias, além das pautas que são prioritárias para a Bacia Hidrográfica.

Vale destacar, que o CBH Paranapanema é o Comitê integrador da Bacia Hidrográfica. “Todas as ações do CBH Paranapanema são pensadas na Bacia como um todo, e prevê ações para todas as regiões hidrográficas, por isso o planejamento é para todos”, ressaltou a Suraya. Outro ponto importante é que os sete comitês instalados no Paranapanema passaram por processo eleitoral no último ano e tiveram a recomposição de seus plenários. Dos inscritos no Workshop, 45% atuam em seus respectivos Comitês há menos de um ano.

No diálogo, o representante da Coordenadoria da Câmara Técnica do Plano de Preparação para Convivência com as Secas (CEDR/DAS), do Governo do Estado do Ceará, Josias Farias Neto, participou do evento e compartilhou as experiências que estão sendo desenvolvidas por lá, principalmente envolvendo as instituições de ensino superior e à comunidade local.

Para assistir à capacitação, clique aqui!

Para as apresentações clique aqui e aqui!