Comitê do Rio Paranapanema já tem sua agenda de atividades para 2023 definida
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Comitê do Rio Paranapanema já tem sua agenda de atividades para 2023 definida

Na manhã de ontem (30), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), se reuniu presencialmente em Marília/SP, para a sua 19ª Reunião Ordinária. Na ocasião, os membros foram atualizados das ações e atividades realizadas no 1º trimestre do ano, como por exemplo, o andamento da Sala de Acompanhamento do Paranapanema, que, devido aos bons volumes de chuvas e níveis dos reservatórios, não se chama mais Sala de Crise.

A Diretoria do CBH Paranapanema também aproveitou o momento para apresentar a página do site do Comitê com tradução em espanhol e inglês. A iniciativa objetiva levar as ações do Comitê do Rio Paranapanema para outros lugares do mundo! Neste sentido, o Plenário também conheceu o estudo “Como a avaliação da vulnerabilidade socioecológica da bacia do rio Cali pode contribuir para a GIRH da bacia do Paranapanema”, da aluna de doutorado colombiana Diana Marín.

Os membros também foram atualizados a respeito das ações previstas para a implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema, que, no ano passado, iniciou o seu segundo ciclo. São 40 ações no total, destas, 30 tinham seu início prevista para 2022. 29 tiveram algum desdobramento ou andamento, apenas uma ação não foi executada, o Encontro de Prefeitos do Paranapanema.

Ainda sobre 2022, o Escritório de Apoio do CBH Paranapanema, administrado pela Abha Gestão de Águas, apresentou a prestação de contas do ano anterior, pontuando as atividades realizadas e as metas alcançadas com o trabalho desenvolvido. Os resultados também foram trazidos na Deliberação que aprovou, durante a reunião, o Relatório Anual de Atividades do CBH Paranapanema de 2022. 83,3% da agenda de atividades previstas para o ano foi executada; 97,4% das ações previstas foram implementadas; e 100% dos Plano de Comunicação, Programa de Capacitação e Programa de Educação Ambiental foram desenvolvidos.

Vale destacar que, em 2022, um grande processo de capacitação foi feito, tendo em vista a posse dos novos membros e, para apoio, lançado o Manual do Membro; houve, ainda, a construção e aprovação do 2º Plano de Ações do Programa de Capacitação, visando atender as demandas destes novos membros empossados; o Manual Operativo do Pirh Paranapanema foi finalizado; as reuniões presenciais retomadas; foi realizada a 1ª edição do Prêmio #EuSouParanapanema; e o Comitê obteve o resultado de todo trabalho feito para minimizar a crise hídrica, a aprovação da Resolução que institui normas operativas aos reservatórios do Paranapanema.

Para 2023, o Comitê já tem sua agenda de atividades estabelecidas. As ações foram aprovadas na última reunião de 2022 e, nesta reunião, as datas previstas para cada ação foram apresentadas, de forma que todos consigam se programar aos eventos programados. Veja abaixo!

 

Para acessar as fotos da 19ª Reunião Ordinária, clique aqui!

Para acessar o Relatório Anual de Atividades do CBH Paranapanema, clique aqui!