Comitê do Rio Paranapanema apresenta planejamento para 2023

Ao final de cada ano, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) aprova o planejamento das atividades e a previsão de agenda para o ano seguinte. Durante a 18ª Reunião Ordinária, realizada em Londrina/PR, no dia 18 de novembro, os membros presentes aprovaram o Plano e a Agenda de Trabalho para 2023, entre outros documentos que nortearão as atividades do CBH Paranapanema.

O Plano, além de prever as pautas e reuniões das instâncias do Comitê, além dos eventos previstos que já fazem parte do calendário da Bacia, traz detalhamento sobre a implementação dos Planos e Programas em vigor. Em 2023, uma nova Câmara Técnica será instalada, a de Integração das Águas Subterrâneas (CTIAS).

Aprovada nesta reunião, a instância terá como objetivo desenvolver uma metodologia para integrar às águas subterrâneas à gestão de recursos hídricos, de forma que sejam consideradas em todo planejamento da Bacia Hidrográfica do Paranapanema por meio de estudados e diálogo. É uma iniciativa precursora na Gestão de recursos hídricos.

2023 também se inicia com um novo Plano de Ações para o Programa de Capacitação, visando atender as demandas de conhecimento dos membros dos sete comitês instalados na Bacia, além de dar bases para dar continuidade ao Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema.

Temática prioritária no Pirh Paranapanema, também é no ano que vem que o Comitê inicia o diálogo para a implementação da Cobrança pelo uso da água. Trata-se de um dos instrumentos de gestão, que visa dar valor à água, gerando economicidade em seu uso, e recursos para investimentos na Bacia Hidrográfica.

Para acessar a documentação da reunião, clique abaixo:

Para acessar as fotos da reunião, clique aqui!