Seminário das Instituições de Ensino Superior do Paranapanema apresentará projetos da Bacia
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Seminário das Instituições de Ensino Superior do Paranapanema apresentará projetos da Bacia

O Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior (GTIES) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) esteve reunido na manhã de hoje (14) para finalizar a programação do 7º Seminário das Instituições de Ensino Superior do Paranapanema.

O evento será realizado de forma virtual, no dia 4 de novembro, entre 9h e 12h. A programação conta com três pontos principais: a apresentação de como a Academia pode atuar na gestão de recursos hídricos em apoio aos comitês de bacias hidrográficas; a apresentação de exemplos já desenvolvidos em congruência com o Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema; e a apresentação dos benefícios do cooperativismo e de se trabalhar em Rede. Com a programação finalizada, o Comitê dará andamento na organização e em breve iniciará a divulgação do Seminário.

O Grupo também, durante a reunião, definiu os procedimentos necessários a cada instituição para fazer parte da Rede UniParanapanema. O ingresso deverá ser solicitado pelo Dirigente da Instituição de Ensino, apresentando ao CBH Paranapanema uma proposta contendo os nomes dos coordenadores locais (titular e suplente), os nomes dos docentes participantes e as atividades que poderão ser realizadas, incluindo os cursos e programas ofertados pela instituição afins à gestão de recursos hídricos.

A Rede UniParanapanema também terá um coordenador para conduzir as atividades propostas. Inicialmente, definido pelo GTIES, o representante da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e idealizador do projeto, Antonio Cezar Leal, assume as funções da coordenação.

Sobre a Rede UniParanapanema

A Rede UniParanapanema constitui em uma instância de articulação das IES sediadas ou que atuam na UGRH Paranapanema. O fundamento da Rede UniParanapanema é o desenvolvimento de ações de extensão universitária, articuladas à pesquisa e ao ensino nas IES, em parceria com o CBH Paranapanema e CBHs Afluentes, que contribuam para a produção de conhecimentos específicos sobre esta unidade hidrográfica (em seus múltiplos aspectos naturais, sociais, econômicos, culturais etc.) e para sua divulgação e apropriação pelos gestores, técnicos, empresários, professores, estudantes e comunidade em geral, em um  processo permanente de construção conjunta de conhecimentos e práticas voltadas à segurança hídrica e ao desenvolvimento sustentável da UGRH Paranapanema.