Sala de Situação será amplamente discutida em Plenária do Comitê do Rio Paranapanema
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Sala de Situação será amplamente discutida em Plenária do Comitê do Rio Paranapanema

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) permanece monitorando e participando das reuniões da Sala de Situação da Bacia, promovidas pela Agência Nacional de Águas (ANA). Na sexta-feira (26 de abril), os entes envolvidos participaram de uma videoconferência para apresentar os dados até o momento.

Apesar de chuvas isoladas, o volume de água não foi suficiente para dar um aumento significativo no nível dos reservatórios de Chavantes e Jurumirim, sendo o último o mais prejudicado. Na ocasião a ANA apresentou uma previsão de chuvas para os próximos meses na região onde os reservatórios estão, o que aumenta a preocupação quanto à recuperação destes reservatórios.

Por isso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sugeriu que a vazão de defluência se mantenha em 100m³/s em Chavantes e diminua para 60m³/s em Jurumirim. Os demais reservatórios também estão sendo monitorados.

O CBH Paranapanema, com o objetivo de levar informação à sociedade, realizará no dia 23 de maio, em Londrina/PR, uma exposição sobre os fatos e estratégias adotadas aos prefeitos, cujo município faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Na ocasião, o Superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim conduzirá a apresentação. Na sequência, no dia 24 de maio, também em Londrina, a apresentação será feita em plenário, para os membros do Comitê.

A próxima videoconferência da Sala de Situação ocorrerá por videoconferência em 7 de junho. Para ter acesso aos boletins de monitoramento, clique aqui!