Revisão das Ações do Plano do Paranapanema é refinada

O resultado do trabalho feito pelas Câmaras Técnicas de Integração (CTIPA) e de Instrumentos de Gestão (CTIG) na revisão das ações do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (Pirh Paranapanema) passou por aprimoramento. A consultoria técnica para apoiar a revisão, contratada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Proffil, analisou as 83 ações e sugeriu algumas adequações.

Além disso, os Encontros Setoriais, realizados durante o 4º Encontro Integrado, também geraram informações importantes para o refinamento das ações de cada setor. Como resultado, o Plano atual conta com 84 ações – duas ações foram excluídas e três ações incorporadas. Para cada ação foram definidos indicadores para aferir a implementação.

Todas as proposições foram analisadas pela coordenação da revisão do Pirh Paranapanema do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema). Durante a 9ª Reunião Conjunta das Câmaras Técnicas de Integração (CTIPA), Institucional e Legal (CTIL) e de Instrumentos de Gestão (CTIG), realizada hoje (08), por videoconferência, a Profill apresentou todas as observações feitas, assim como os principais pontos levantados nos encontros setoriais com o Saneamento, a Agropecuária e a Indústria.

Para finalizar, a Profill apresentou a análise feita acerca dos Planos de Recursos Hídricos dos Comitês Afluentes. Segundo o Diretor da Profill, Carlos Bortoli, os Planos são convergentes nas ações prioritárias, com destaque para as temáticas: Monitoramento; Tratamento de esgotamentos/ Melhoria da qualidade da água; Fortalecimento institucional / Apoio ao planejamento e à gestão de recursos hídricos / Instrumentos de Gestão; Gestão da Oferta/ Disponibilidade Hídrica; Conservação Ambiental/ Prevenção e controle de processos erosivos.