Revisão das ações do Plano de Recursos Hídricos do Paranapanema é avaliada
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Revisão das ações do Plano de Recursos Hídricos do Paranapanema é avaliada

Na tarde de hoje (10), as Câmaras Técnicas de Integração (CTIPA), de Instrumentos de Gestão (CTIG) e Institucional e Legal (CTIL) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) conferiram a análise realizada pela consultoria contratada, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para apoiar a revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (Pirh Paranapanema), Profill.

As Câmaras Técnicas, seguindo a metodologia adotada, revisaram todas as ações do Plano. Com a contratação da consultoria, foi possível fazer uma análise do trabalho executado, de forma a aprimorar os resultados trazidos. Segundo as informações trazidas, das 83 ações revistas e propostas para o 2º ciclo de implementação do Plano, identificou-se que 72 delas foram alteradas.

10 ações tiveram alteração no papel do Comitê (Execução, Controle Influência ou Acompanhamento) que, segundo a avaliação da consultoria, foram pertinentes e melhora a condição do Comitê exercer o seu papel. 59 ações tiveram ajustes no cronograma, compatibilizando à implementação das ações ao período de execução. Houve, ainda, alterações na meta, no título da ação e nos indicadores.

A Profill identificou 11 ações que são necessárias nova avaliação e fez uma proposição de nova metodologia para definição dos indicadores. A consultoria também apresentou algumas informações que já foram analisadas e abstraídas dos estudos que foram desenvolvidos no 1º ciclo de implementação do Pirh Paranapanema.

As ações priorizadas para implementação, cujas temáticas são Revitalização de Bacia, Segurança Hídrica e Instrumentos de Gestão, segundo à Profill, estão adequadas e são pertinentes à realidade e contexto em que o Comitê do Rio Paranapanema está inserido.

Todos os apontamentos feitos serão avaliados para conclusão da 1ª etapa de revisão das ações do Pirh Paranapanema. Na sequência, os setores envolvidos na gestão dos recursos hídricos participarão de encontros específicos para que possam apoiar a construção de como essas ações serão implementadas.