Reservatórios do Paranapanema têm redução de nível

Os reservatórios localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, apresentaram redução no volume de água -Jurumirim passou de 76% para 68%; Chavantes de 93% para 87%; Mauá de 99% para 93%; e Capivara de 99% para 90%, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Para os próximos dias, as diretrizes de defluências (água liberada) serão: Jurumirim – vazão turbinada média de 147 m³/s; Chavantes – vazão turbinada média de 316 m³/s em dia de semana, 240 m³/s aos sábados e 157m³/s aos domingos e feriado; Capivara – vazão turbinada média de 1126 m³/s em dia de semana e aos sábados, 620 m³/s aos domingos e feriado; Mauá – vazão turbinada média de 330 m³/s em dia de semana e aos sábados, 140 m³/s aos domingos e feriado.

A previsão é que, seguindo estas diretrizes, até o dia 16 de setembro, os reservatórios estejam com os seguintes volumes: Jurumirim 65%; Chavantes 86%; Mauá 100%; e Capivara 89%. As informações foram repassadas durante a 8ª Reunião da Sala de Acompanhamento do Paranapanema, realizada virtualmente, às 15h de hoje (31). A Sala volta a se reunir no dia 28 de setembro, também às 15h.

Para assistir a esta reunião, clique aqui!

Sala de Acompanhamento
Para compartilhar informações, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, e, atualmente, nomeada Sala de Acompanhamento, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), pelo Estado do Paraná, operadoras e geradoras de energia elétrica, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná. Outros órgãos, prefeitos municipais, usuários de água também participam pontualmente. As reuniões são abertas e todos podem participar. Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:
paranapanema.org
facebook.com/cbhparanapanema
instagran.com/cbhparanapanema
youtube.com/cbhparanapanema