Reservatórios devem apresentar aumento de nível de água na próxima semana

Vazão de defluência será diminuída nos reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema

Na manhã de hoje (08), os integrantes da Sala de Situação do Paranapanema voltaram a se reunir, por videoconferência, para analisar os dados referentes aos níveis dos reservatórios presentes na Bacia, as projeções para os próximos dias e conhecer as propostas de operação.

A Sala de Situação está acontecendo semanalmente, devido ao estado crítico em que se encontra os níveis dos reservatórios. Em sete dias, os reservatórios apresentam as seguintes mudanças nos níveis de água: Jurumirim passou de 19% para 16%; Chavantes de 23% para 19%; Capivara de 19% foi para 18%; e Mauá que estava em 10% teve melhora e subiu para 14%. O volume total de armazenamento dos reservatórios é de 17%.

De acordo com os dados apresentados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a primeira semana de novembro apresentou chuvas muito abaixo da média, contudo, para a segunda semana, a expectativa é de chuvas abundantes na Bacia. A partir da terceira semana do mês as precipitações voltam a diminuir.

Diante deste cenário, as vazões de defluência (índice de água liberada do reservatório) serão diminuídas, visando melhorar os níveis apresentados. Segundo as projeções feitas pelo Operador do Sistema Nacional de Energia (ONS), ao fim do mês de novembro os reservatórios devem apresentar os seguintes índices: Jurumirim 19,28%; Chavantes 21,5%; Capivara 18%; Mauá 31%.

A próxima reunião da Sala de Situação acontecerá no dia 14 de novembro, às 15h.

Sala de Situação

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica pelo Estado de São Paulo, Instituto Aguasparaná, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar por meio do CBH Paranapanema:

  • paranapanema.org
  • facebook.com/cbhparanapanema
  • instagran.com/cbhparanapanema
  • yuotube.com/cbhparanapanema
  • issuu.com/cbhparananemacomunicacao