Rede UniParanapanema tem Estatuto Social aprovado

O Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior GTIES) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) aprovou o Estatuto Social da Rede Uniparanapanema. O documento foi finalizado na reunião virtual, realizada hoje (16). O Estatuto traz os regramentos necessários para o funcionamento da Rede, sua composição e suas atribuições.

A Rede de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (Rede UniParanapanema) terá como área de atuação a Unidade de Gestão de Recursos Hídricos do Paranapanema e a sede será em uma das Instituições de Ensino Superior membro, de forma itinerante e coincidente com a sede de sua Secretaria. O objetivo é desenvolver estudos, pesquisas e ações de extensão universitária, articuladas ao ensino nas Instituições de Ensino Superior, em parceria com o CBH Paranapanema e os CBHs Afluentes .

Poderão fazer parte da Rede as Instituições de Ensino Superior sediadas na UGRH Paranapanema ou com interesse em desenvolver trabalhos voltados para a gestão de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica, por meio de envio de Ofício de manifestação de interesse. A

Rede terá como estrutura um Plenário, para as tomadas de decisão, formado por todos os seus membros; o Colegiado de Facilitadores, composto por membros do CBH Paranapanema, que visa, principalmente, encaminhar propostas e demandas às Instituições de Ensino Superior em atendimento ao Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema; a Coordenação Executiva, formada por um coordenador, um coordenador adjunto, um secretário e um secretário adjunto, responsável pela condução dos trabalhos da Rede; e os Grupos de Trabalho, para projetos ou demandas específicas.

A Rede UniParanapanema terá como atribuição, ainda, apoiar o CBH Paranapanema no planejamento, organização e realização anual dos Seminários das Instituições do Paranapanema; e no desenvolvimento do Informativo #IESParanapanema. Ela também produzirá anualmente um relatório resumo das atividades desenvolvidas, incluindo síntese dos projetos, estudos, pesquisas e atividades de extensão realizadas.

Com o Estatuto aprovado, o CBH Paranapanema irá encaminhar um ofício às Instituições de Ensino Superior que já fazem parte do GTIES e dos plenários dos sete comitês instalados na Bacia solicitando que se manifestem formalmente para integrar a Rede. Também haverá um evento para anúncio oficial de formação da Rede UniParanapanema. Haverá, ainda, a definição dos membros do Colegiado de Facilitadores e da Coordenação Executiva Provisória.