Projeto voltado para mitigação do assoreamento vence o Hackathon ambiental

 Maratona tecnológica envolveu alunos de Engenharia de Londrina e trouxe soluções para Ribeirão Cafezal e deve ser replicado em outras regiões do Estado

Assoreamento. Este foi o impacto/desafio que a equipe vencedora do 1° Hackathon Ambiental de Londrina propôs solucionar. A maratona de desenvolvimento tecnológico, realizada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Faculdade Pitágoras e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema). O Hackathon envolveu 100 alunos das diferentes habilitações em Engenharia das duas instituições de ensino no dia 31 de agosto.

O alvo do evento foi o Ribeirão Cafezal, um dos mananciais de abastecimento da região Norte, integrante da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, mas pode trazer inspiração para melhorar as condições dos rios de todo o Paraná. “Este evento deu uma nova roupagem ao programa Fundo Azul. Certamente, Londrina está dando uma contribuição importante para todo o Paraná”, avalia a gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Mendes.

A Sanepar deverá custear 30 novos projetos de recuperação de mananciais em 2020. O projeto Monitoramento e Mitigação do Assoreamento do Ribeirão Cafezal, vencedor da maratona deste fim de semana, foi eleito por unanimidade pelo júri composto por profissionais do saneamento e professores universitários.

“A escolha considerou questões técnicas de aplicabilidade, custos e benefícios. O software proposto tabulará dados importantes para a concepção de projetos e práticas de recuperação de mananciais”, destacou o gerente-geral da Sanepar na Região Nordeste do Estado, Rafael Malaguido. “Este evento vem ao encontro do que o Governo do Estado tem buscado, que é levar inovação para a gestão. Temos agora 12 ideias inovadoras para aplicação dos recursos do Fundo Azul”, afirma o gerente.

A MARATONA – Doze grupos foram incubados na noite da última sexta-feira (31 de agosto) para iniciar os projetos. Mais de 60 mentores, entre professores, profissionais e pesquisadores de Londrina e outras regiões participaram da construção das ideias. O CBH Paranapanema participou do evento inspirando os maratonistas, por meio de uma palestra ministrada pelo coordenador da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) do Comitê, Antonio Cezar Leal, que discorreu sobre o Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema e os principais desafios da gestão.

VENCEDORES – A essência do projeto vencedor é o sensoriamento via satélite para detecção de assoreamento, distinto pelo uso de inteligência artificial para identificar áreas degradadas. Além da constituição de banco de dados e projeções futuras sobre os impactos, o projeto vislumbra sensibilização do produtor rural e plano de manejo para áreas de preservação ambiental. Entre as vantagens do projeto estão a redução do volume de sedimentos no rio, com impacto positivo no tratamento de água pela Sanepar, e a diminuição da erosão do solo, com melhor aproveitamento para o plantio. O maior ganho é a melhoria da qualidade da água para todos.

FUNDO AZUL – Criado na Sanepar em 1998, o programa ambiental O Fundo Azul tem como objetivo ser um recurso a ser utilizado, prioritariamente pelas Gerências Regionais, a fim de estabelecer cooperação com instituições externas para o desenvolvimento de projetos e intervenções visando a preservação e recuperação de bacias de mananciais e áreas de recargas de poços tubulares profundos.