Programa de Educação Ambiental do CBH Paranapanema já tem diagnóstico definido
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Programa de Educação Ambiental do CBH Paranapanema já tem diagnóstico definido

A Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação (CTEA) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) está desenvolvendo o Programa de Educação Ambiental do Comitê. Para isso, o trabalho foi dividido em, basicamente, três etapas: Diagnóstico, Prognóstico e Plano de Ações.

Em reunião realizada no dia 15, virtualmente, os membros aprovaram o 1º produto desenvolvido, o Diagnóstico. Neste documento há a caracterização geral da UGRH Paranapanema (municípios e representatividade nacional); caracterização física (tipo de solo, declividade e precipitação); uso do Solo (atividades econômicas); caracterização Biótica (cobertura vegetal, UEG, ecossistemas aquáticos); caracterização Socioeconômica (demografia, indicadores sociais); cargas poluidoras (elementos químicos e DBO lançados e projetados); demandas e uso das águas (usos atuais e projeções futuras por setor); problemas e potencialidades relacionados aos recursos hídricos na UGRH Paranapanema.

O diagnóstico socioambiental foi realizado baseado no Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (Pirh Paranapanema), que traz todas essas informações de forma completa. Para o diagnóstico do Programa de Educação Ambiental, as informações foram resumidas, baseadas nos pontos de interesse para se pensar nas ações que deverão ser estruturadas no Programa.

A ideia do Grupo é focar nos “problemas relacionados aos recursos hídricos na UGRH Paranapanema”, em que estão listados os principais desafios da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, portanto, onde o Comitê deve dedicar seus esforços.

A Câmara, ainda, realizou um levantamento, junto aos atores da Bacia, acerca das ações voltadas para a Educação Ambiental que já são realizadas. Foram 92 questionários respondidos, sendo o principal público-alvo destas ações os estudantes. A maior parte das atividades são promovidas pelo Poder Público, com parceiros que apoiam técnica ou financeiramente. Todas as ações levantadas têm como objetivo conscientizar, sensibilizar, fomentar e capacitar a sociedade, por meio de palestras, cursos, plantio de árvores e visitas técnicas.