Prefeitos Municipais dialogam sobre os desafios do Paranapanema

São 247 municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Anualmente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) reúne os gestores municipais para apresentar e dialogar sobre os recursos hídricos e o papel do Poder Público Municipal. Neste ano, dentro da agenda do 4º Encontro Integrado do Paranapanema, o 5º Encontro de Prefeitos foi realizado virtualmente, no período da tarde do dia 29 de setembro.

O objetivo de reunir os gestores municipais é mobilizar e promover a articulação permanente do Poder Público Municipal para sensibilizar, conscientizar, fomentar e apoiar os prefeitos na implementação das ações que visam a melhoria das águas e, consequentemente, da  população. Vale ressaltar que, entendendo a importância dos prefeitos municipais, o CBH Paranapanema instituiu a Câmara Técnica de Articulação Política, composta por prefeitos e pela diretoria do comitê.

Na ocasião, houve a representação de cerca de 20 municípios, e os Prefeitos municipais: José Benedito Camacho, de Ibirarema/SP; Lucas Pocay, de Ourinhos/SP; Mario Sergio Tassinari, de Itapeva/SP; Marcio Burguinha, de Chavantes/SP; Maurício Aparecido da Silva, de Mandaguaçu/PR; Marco Aurélio Oliveira Pinheiro, de São Pedro do Turvo/SP; Sebastião Ferreira Martins Junior, de Apucarana/PR; e Freddie Costa Nicolau, de Pedrinhas Paulista/SP.

As ações previstas pelo Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema, cuja execução é de responsabilidade do Poder Público Municipal, duas temáticas foram destacadas: Saneamento e Revitalização de Bacia. Em saneamento, os municípios são responsáveis pelos quatro pilares, abastecimento, esgotamento, drenagem urbana e resíduos sólidos. O abastecimento e o esgotamento, normalmente são terceirizados pelas Prefeituras às Companhias de Saneamento ou criam departamentos e superintendências autônomas. Já a drenagem urbana e os resíduos sólidos são os grandes desafios atuais.

Em Revitalização de Bacia, ações, principalmente focadas nas áreas rurais, também foram apresentadas aos presentes, destacando os resultados que podem gerar. Para finalizar, o assessor técnico do Comitê, Emílio Prandi, destacou que a qualidade das águas subterrâneas e superficiais são diretamente influenciadas pelos usos e ocupações dos solos. “A gestão dos solos é exclusiva dos municípios! Portanto, todas as ações presentes no Pirh Paranapanema referente à qualidade de água dependem da gestão do solo, feita pelos Municípios”, finalizou.