Plano de Recursos Hídricos é tema principal do IV Encontro Integrado

Evento reúne os membros dos sete Comitês que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema

Promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) anualmente, o Encontro Integrado do Paranapanema chega a sua 4ª edição. Neste ano, a realização ainda será virtual, e terá o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (Pirh Paranapanema) como pano de fundo para todas as atividades que serão realizadas entre os dias 28 de setembro e primeiro de outubro.

Neste ano, o Pirh completará cinco anos, e, conforme previsão, é o momento de fazer uma avaliação das ações priorizadas para implementação no 1º ciclo do Plano (2016 a 2021), assim como planejar e priorizar as ações de implementação para o 2º ciclo. A revisão, com previsão de conclusão em novembro de 2021, tem como objetivo fazer as atualizações necessárias para que o plano se mantenha atualizado, de forma que atenda às novas demandas da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

Para este processo, é fundamental a participação de todos. Neste sentido, serão quatro dias de Encontro, em que haverá diálogo de forma conjunta e setorial. O objetivo é promover a integração entre os sete Comitês de Bacias que fazem parte do Paranapanema, dos segmentos que os compõem e dos estados, São Paulo e Paraná, que abrigam a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, para conhecer, entender e identificar suas responsabilidades na implementação Pirh Paranapanema.

28/09/2021 (terça-feira)

O 1º dia do evento será dividido em três momentos: as ações do 1º ciclo – os status e os resultados obtidos; as ações do 2º ciclo – metodologia de revisão, premissas para priorização e temáticas de destaque; e os Planos de Recursos Hídricos dos Comitês de Bacias Afluentes ao Paranapanema.

O momento tem como público-alvo todos os membros dos sete Comitês que compõem a Bacia Hidrográfica do Paranapanema e a sociedade em geral que se interessa pelo assunto. As atividades irão das 9h às 16h, com intervalo para o almoço entre 11h e 14h.

29/09/2021 (quarta-feira)

No dia seguinte, incorporados ao IV Encontro Integrado, serão realizados dois eventos anualmente presentes na agenda do CBH Paranapanema. Na parte da manhã, as Instituições de Ensino Superior localizadas ou com estudos na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema serão convidadas para conhecer as lacunas de conhecimento identificadas pelo Plano Integrado, de forma a contribuir, por meio dos estudos e pesquisas acadêmicas, com as ações presentes no Plano. Este será o 6º Seminário das Instituições de Ensino Superior do Paranapanema. O evento também é aberto a todos os interessados e ocorrerá entre 9h e 11h.

Na parte da tarde, das 14h às 15h30, o 5º Encontro de Prefeitos do Paranapanema irá reunir os representantes municipais dos 247 munícipios que pertencem, integral ou parcialmente, à Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. O Poder Público Municipal tem papel importante na implementação do Plano, pois é no município que estas ações se efetivam.

30/09/2021 (quinta-feira)

O 3º dia de evento será marcado pelos Encontros Setoriais. Na parte da manhã, cada setor terá uma hora de encontro para conhecer as ações do Pirh Paranapanema de responsabilidade daquele setor, assim como contribuir com a construção das etapas necessárias para execução destas ações.  Dessa forma, o Saneamento se reunirá às 9h, a Agropecuária às 10h e a Indústria às 11h.

Na parte da tarde, os Comitês Afluentes irão desenvolver um trabalho para convergir as ações do Plano de Recursos Hídricos com as ações do Plano Integrado do Paranapanema, com o objetivo de fortalecer a gestão e otimizar a execução das ações dos Planos. Às 14h a vertente paulista irá participar das atividades e às 15h será a vez da vertente paranaense. Para este evento, o público esperado são os membros dos Comitês Afluentes: Alto Paranapanema, Médio Paranapanema, Pontal do Paranapanema, por São Paulo, Tibagi, Piraponema e Norte Pioneiro, pelo Paraná.

01/10/2021 (sexta-feira)

No último dia do Encontro Integrado haverá três capacitações acontecendo simultaneamente, entre 9h e 10h30:

  • Capacitação das Secretarias Executivas – Infraestrutura e identidade Institucional dos Comitês de Bacias Hidrográficas
  • Capacitação Mudanças Climáticas – A ciência e as políticas atuais
  • Capacitação – Por que e como se aderir aos ODS?

Para encerrar o evento, a partir das 10h30, todos participarão do momento Integrando o Conhecimento – Compartilhando Expectativas, em que será feito um resumo de todas as atividades realizadas nos quatro dias e pontuando como os resultados irão contribuir com o processo de revisão e, posteriormente, implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos.

Programação:

Dia 28/09/2021 (terça-feira)

  • 09h00 – Abertura
  • 09h10 – 5 anos do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema

1º ciclo

  • 10h10 – Premissas para a revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema

2º ciclo

  • 11h00 – Intervalo
  • 14h00 – Temáticas prioritárias para as ações do Paranapanema

Segurança Hídrica

Revitalização de Bacia

Temas Transversais

  • 15h00 – Os Planos de Recursos Hídricos dos Comitês de Bacias Afluentes ao Paranapanema

Alto Paranapanema

Médio Paranapanema

Pontal do Paranapanema

Tibagi

Norte Pioneiro

Piraponema

  • 16h00 – Encerramento

Dia 29/09/2021 (quarta-feira)

  • 09h00 – Estudos e pesquisas para a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema

6º Seminário das Instituições de Ensino Superior do Paranapanema

  • 11h00 – Encerramento
  • 14h00 – O Plano de Recursos Hídricos nos Municípios

5º Encontro de Prefeitos do Paranapanema

  • 15h30 – Encerramento

Dia 30/09/2021 (quinta-feira)

As ações do Plano Integrado de Recursos Hídricos e os setores

  • 09h00 – Encontro Setorial – Saneamento
  • 10h00 – Encontro Setorial – Agropecuária
  • 11h00 – Encontro Setorial – Indústria

Integrando os Planos da Bacia do Paranapanema

  • 14h00 – Vertente Paulista (CBHs Alpa, MP e PP)
  • 15h00 – Vertente Paranaense (CBHs Norte Pioneiro, Piraponema e Tibagi)
  • 16h00 – Encerramento

Dia 01/10/2021 (sexta-feira)

  • 09h00 – Adquirindo conhecimentos

Capacitação das Secretarias Executivas – Infraestrutura e identidade Institucional

Capacitação Mudanças Climáticas – A ciência e as políticas atuais

Capacitação – Por que e como se aderir aos ODS?

  • 10h30 – Integrando o Conhecimento

Compartilhando expectativas

  • 11h30 – Encerramento

Inscrições

https://bit.ly/IVEncontroParanapanema

Mais informações

(14) 33169290 ou secretaria@paranapanema.org