Paranapanema participa de capacitação sobre Revitalização de Bacia

Revitalização de Bacia é uma pauta prioritária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema). A temática está presente no Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema e no Programa de Capacitação do Comitê.

Entre os dias 25 a 29 de outubro, a Associação Terceira Via em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), realizou o Curso de Revitalização de Bacias Hidrográficas para os atores da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, com o apoio deste Comitê.

Ao todo, foram capacitadas 46 pessoas para elaborar e executar projetos de revitalização de bacias hidrográficas em apoio aos comitês na implementação de seus planos de recursos hídricos. Entre os participantes, membros dos sete comitês instalados no Paranapanema.

Durante o curso, foram apresentadas noções sobre Hidrologia e revitalização de bacias hidrográficas, conservação de solos, adequação ambiental de estradas rurais, recuperação de áreas degradadas e reflorestamento. Outro tema presente na capacitação foi a elaboração de Projetos Individuais de Propriedade (PIPs) no âmbito do Programa Produtor de Água da ANA.