Paranapanema inicia suas atividades no XXV Encob

Os Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema, CBHs Alpa, MP e PP, na vertente paulista; e CBHs Tibagi, Norte Pioneiro e Piraponema, na vertente paranaense) participam ativamente do XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) que iniciou na data de hoje e irá até o dia 25 de agosto, em Natal/RN.

Além dos estandes do Fórum Paulista de Comitês e do Estado do Paraná, o CBH Paranapanema preparou um espaço em que ocorrerá uma ação institucional, permitindo que todos os mais de três mil participantes esperados no evento possam fazer parte do Paranapanema – por meio de fotos tiradas durante o evento, um mosaico será formado. A ideia é mostrar que a água é uma só e, portanto, todos somos partes importantes do Paranapanema.

Durante todo o dia de hoje, os membros participaram da jornada de capacitação. Foram seis temáticas: Planos de Recursos Hídricos e Enquadramento – nosso compromisso estratégico; Cobrança e arranjos institucionais – tirando os planos do papel; Outorga – regular para conservar; Sistemas de Informações sobre Recursos Hídricos – organização e transparência; Monitoramento Hidrológico para a Gestão Integrada – conhecer para gerenciar; e Fiscalização responsiva – compartilhamento de responsabilidades.

O Presidente do Comitê do Norte Pioneiro, Carlos Aggio, participou da capacitação sobre a Cobrança, segundo ele, foi uma oportunidade de compartilhar experiências importantes, já que, no Norte Pioneiro, já se iniciou o diálogo para a implementação deste instrumento. O vice-presidente do CBH Tibagi, Ricardo Johansen, participou da palestra sobre fiscalização. Segundo ele, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) mostrou as novas técnicas e formas de fiscalização, para profissionalizar o setor.

A membro do CBH Piraponema, Maria Antonia Barros Freire Silva, participou da capacitação sobre Outorga. Para ela, a forma em que se deu as dinâmicas propiciou que todos interagissem e, o modelo, poderá ser aplicado em ações de educação ambiental.

Na parte da tarde, além da apresentação de experiências exitosas, no auditório principal, o Presidente do CBH Paranapanema participou da reunião da Diretoria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), na ocasião, foi liberado o edital que contratará o escritório de apoio às atividades do Comitê.

O Coordenador da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) do CBH Paranapanema, Antonio Cezar Leal, participou das apresentações orais de trabalhos. Com o tema “Extensão Universitária Para Apoio à Restauração Ecológica de Áreas de Preservação Permanente em Bacias Hidrográficas de Mananciais de Abastecimento Urbano na UGRH Paranapanema]”, o trabalho “Pagamento por Serviços Ambientais-PSA/Conservação e Recuperação de Bacias Hidrográficas” do Antonio Cezar Leal, Renata Ribeiro de Araújo, Matheus Naoto Archangelo Okado, Téo Madazzio Medrano, Lisiane Garofallo de Lima, Victor Hugo Hora Comitê da Silva, Maria Angélica Padovani Ederli, Beatriz Souza Araújo, feito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A partir das 19h, ocorreu a solenidade de abertura, com as autoridades oficias e se iniciou as atividades da Feira de Exposição e, com ela, a ação do CBH Paranapanema contou com cerca de 200 participantes.