Paranapanema está no Prêmio Jovem Pesquisador

O trabalho de Doutorado Respostas operativas de regularização da vazão do rio Paranapanema e finalista no Prêmio Jovem Pesquisador da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Como a geração hidrelétrica ainda é a principal fonte de geração de eletricidade para a matriz elétrica brasileira, é crucial estabelecer como suas práticas de operação afetam as vazões dos rios a jusante.

Os rios regulados apresentam características comuns como periodicidades de vazão que estão associadas à produção hidrelétrica como ciclos diários e semanais. Neste estudo, a semana média anual de vazões horárias e uma decomposição em escala de frequência usando a MODWT são aplicadas a três usinas hidrelétricas da bacia do rio Paranapanema. Esta análise revela respostas operativas sendo progressivamente empregadas na regularização da vazão do rio, onde o domínio das operações diárias e semanais muda ao longo dos anos e, entre as usinas hidrelétricas.

O trabalhado apresentado tem os autores: Thais Fujita (USP); Luz Adriana Cuartas (CEMADEN); Juliana Andrade Campos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Peder Hjorth (Lund University); Caluan Rodrigues Capozzoli (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais); Jorge Alberto Martins (UTFPR); Edmilson Dias de Freitas (Universidade de São Paulo); Cintia Bertacchi Uvo (Finnish Environment Institute).

O Prêmio é uma ação de reconhecimento e valorização de jovens talentos associados e com regularidade com suas anuidades. Em cada evento é premiado o trabalho selecionado por uma comissão examinadora, composta por pesquisadores de diferentes instituições nacionais. Amanhã (23), serão anunciados os ganhadores.