Paranapanema encerra sua participação no XXV Encob

Hoje, 24 de agosto, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) e os Comitês Afluentes do Paranapanema encerraram a participação no XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), iniciado em 21 de agosto. A bagagem, segundo os participantes, voltam cheias de novos conhecimentos e ideias para otimizar a gestão feita na Bacia Hidrográfica.

Para o vice-presidente do CBH Pontal do Paranapanema, Roberto Yassuo Shirasaki, pela 1ª vez no evento, foi possível identificar que os problemas que envolvem a água são gerais. “Eu saio otimista, pois vejo o grande número de pessoas preocupados em resolver e solucionar as problemáticas que envolvem este elemento que é vital a sobrevivência humana”, destacou.

O Presidente do CBH Piraponema e Coordenador do Fórum Paranaense de Comitês de Bacias, Silvio Silvestre Barczsz, ressaltou a oportunidade de conhecer realidades do Brasil todo. “Conhecemos cases de sucesso que poderemos aplicar na nossa região, não só nos Comitês, mas a nível do Estado do Paraná. Levamos às nossas bases uma experiência sensacional que foi possibilitada neste evento”.

“Estamos levando aos nossos Comitês algo novo, que vai aumentar ainda mais a nossa disposição e capacidade para a gestão dos recursos hídricos de nossas bacias”, complementou o vice-presidente do CBH Médio Paranapanema, Luis Sergio de Oliveira.

O Presidente do CBH Norte Pioneiro, Carlos Eduardo Aggio, afirmou que todo o conhecimento absorvido será levado para a Bacia Hidrográfica e, ainda, compartilhado com os demais Comitês. O vice-presidente do CBH Tibagi, Ricardo Johansen, frisou que também foram apresentados avanços na gestão, como, por exemplo, na fiscalização.

A vice-presidente, do CBH Alto Paranapanema, Fátima Aparecida Blockwitz, se surpreendeu com as experiências compartilhadas. “Por meio do evento a gente pôde conhecer melhor o nosso País e todos os problemas vivenciados. Somamos conhecimentos e impulsionamos novas soluções”, relembrou.

A 2ª vice-presidente do CBH Paranapanema, Carla Beck, frisou o trabalho feito pelo Comitê durante o evento. “Viemos ao Encob empenhados em compartilhar nossas experiências e conhecimentos. Nossos membros participaram ativamente das mesas de diálogo, sejam como ouvintes, sejam como palestrantes. Participamos ainda, também por meio de nossos membros, da organização e da comissão científica. Trouxemos uma ação institucional à Feira de Exposição que objetivou mostrar a importância do todo, que a água é uma só e a responsabilidade da gestão é de todos! Voltamos cheios de conteúdo e motivação para dar sequência aos nossos trabalhos junto à Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema”, finalizou.

A próxima edição do Encob acontece em 2025, no Espírito Santo.