Paranapanema busca parcerias para atender as lacunas de conhecimento sobre a Bacia Hidrográfica
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Paranapanema busca parcerias para atender as lacunas de conhecimento sobre a Bacia Hidrográfica

As foram identificadas pelo Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema

O Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino (GTIES) vem buscando oportunidades para desenvolver trabalhos dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Para isso, o Grupo tem se dedicado a identificar potenciais parceiros. Neste sentido, na última sexta-feira (07), o GTIES se reuniu junto à China Three Gorges Corporation (CTG Brasil), responsável por gerir reservatório na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, com o objetivo de gerar energia.

Durante a reunião, a CTG Brasil apresentou os projetos que vêm sendo desenvolvidos pela empresa dentro do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), criado pela Lei nº 9.991/2000, segundo as diretrizes estabelecidas pela ANEEL. Segundo a CTG, os projetos têm como premissas promover a cultura da inovação e estimular a geração de conhecimento no setor elétrico, a partir da criação de novos equipamentos e do aprimoramento da prestação de serviços.

Dentro das ações de P&D, a empresa focou a apresentação no projeto de Monitoramento de Entorno de Reservatório, desenvolvida demandas junto à Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diante das informações repassadas, foram pensadas novas possibilidades de parcerias, de modo que atendam as lacunas de conhecimento identificadas pelo Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH Paranapanema).

O Grupo e a empresa vão continuar trabalhando para estabelecer formas de apoio para a execução do Plano, voltadas, principalmente, para sanar a necessidade de dados e pesquisas em relação ao Paranapanema, que são importantes para a gestão e tomadas de decisão. A proposta é que seja realizado um webinar, no qual as demandas do PIRH serão apresentadas para que a CTG possa identificar como e em quais áreas poderá contribuir para a implementação do Plano e, consequentemente, na gestão da Bacia Hidrográfica.

Para otimizar as discussões, duas equipes de trabalho foram estabelecidas pelo Grupo. Uma equipe será responsável por estimular a pesquisa aplicada em Recursos Hídricos, atuando como elemento de motivação e prospecção de editais relacionados ao desenvolvimento de pesquisas na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. A segunda equipe objetiva estimular a cooperação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, por meio da promoção de ações de intercâmbio e mobilidade, para o aprofundamento das questões relacionadas ao Recursos Hídricos.