Oficinas levantam boas práticas das indústrias no Paranapanema

Atividades fizeram parte do estudo de caracterização do perfil do setor na Bacia Hidrográfica

Em atendimento ao Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (PIRH Paranapanema), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), juntamente à Agência Nacional de Águas, promoveu duas oficinas com representantes das indústrias presentes na região. Os eventos foram realizados dia 5 e 7, em Jacarezinho/PR (no Senac) e Ourinhos/SP (na Unesp) respectivamente.

As ações fazem parte do estudo pioneiro que visa caracterizar o perfil de uso da água e estimar a carga efluente potencialmente poluidora da indústria, considerando as reduções geradas pelas ações sustentáveis de racionalização do uso da água e tratamento ou reuso de efluentes.

Durante as oficinas, os representantes das indústrias conheceram o projeto, o plano de trabalho e contribuíram com o levantamento de dados e experiências exitosas voltadas às boas práticas realizadas pelas indústrias localizadas na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. As informações captadas farão parte do arcabouço a respeito das demandas e cargas potencialmente poluidoras lançadas nos corpos d’água, contribuindo para o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão de recursos hídricos.

Para o coordenador da Agência Nacional de Águas, Thiago Henrique Fontinelle, o contato junto às indústrias se dará durante todo o estudo. “Nós abrimos um canal de comunicação junto ao setor industrial para a continuidade do desenvolvimento dos estudos que vão até julho do ano que vem. Com isso, esperamos melhorar as informações sobre quantidade e qualidade da água da Bacia, como também divulgar às demais indústrias as boas práticas realizadas por aqui. Contamos, para esse projeto, com a parceria dos Comitês Afluentes e dos usuários de água que têm participado das discussões”, finaliza.