Atividades fizeram parte do estudo de caracterização do perfil do setor na Bacia Hidrográfica
Em atendimento ao Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (PIRH Paranapanema), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), juntamente à Agência Nacional de Águas, promoveu duas oficinas com representantes das indústrias presentes na região. Os eventos foram realizados dia 5 e 7, em Jacarezinho/PR (no Senac) e Ourinhos/SP (na Unesp) respectivamente.
As ações fazem parte do estudo pioneiro que visa caracterizar o perfil de uso da água e estimar a carga efluente potencialmente poluidora da indústria, considerando as reduções geradas pelas ações sustentáveis de racionalização do uso da água e tratamento ou reuso de efluentes.
Durante as oficinas, os representantes das indústrias conheceram o projeto, o plano de trabalho e contribuíram com o levantamento de dados e experiências exitosas voltadas às boas práticas realizadas pelas indústrias localizadas na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. As informações captadas farão parte do arcabouço a respeito das demandas e cargas potencialmente poluidoras lançadas nos corpos d’água, contribuindo para o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão de recursos hídricos.
Para o coordenador da Agência Nacional de Águas, Thiago Henrique Fontinelle, o contato junto às indústrias se dará durante todo o estudo. “Nós abrimos um canal de comunicação junto ao setor industrial para a continuidade do desenvolvimento dos estudos que vão até julho do ano que vem. Com isso, esperamos melhorar as informações sobre quantidade e qualidade da água da Bacia, como também divulgar às demais indústrias as boas práticas realizadas por aqui. Contamos, para esse projeto, com a parceria dos Comitês Afluentes e dos usuários de água que têm participado das discussões”, finaliza.