No 2º dia de Encob, Paranapanema participa da programação com palestras e apresentações
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • No 2º dia de Encob, Paranapanema participa da programação com palestras e apresentações

A crise hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, vivenciada entre 2018 e 2021, foi destaque no 2º dia do Encontro Nacional de Comitês de Bacias (Encob). A mesa Operação de Sistemas Hídricos e Prevenção de Eventos Críticos contou com a participação do 1º vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), Marco André D’Oliveira.

Na ocasião, ele apresentou as ações do Comitê frente à crise e o importante papel articulador e mobilizador para que os atores da Bacia Hidrográfica se informassem e capacitassem para contribuir com as definições e tomadas de decisão. O resultado do trabalho feito, foi a instituição das regras operativas aos reservatórios, visando minimizar os impactos dos eventos extremos.

Durante o Encob, foi realizado o Fórum Nacional de Órgãos Gestores (Fnoga), o presidente do CBH Paranapanema, José Luiz Scroccaro, participou representando o Instituto Água e Terra do Paraná (IAT). Já na parte da tarde, ele e os presidentes dos CBHs Médio Paranapanema, José Benedito Camacho, Piraponema, Silvio Silvestre, Norte Pioneiro, Carlos Aggio e o vice-presidente do CBH Tibagi, Ricardo Johansen participaram de um reunião de esclarecimento sobre o estudo que a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) está desenvolvendo para analisar como estão o processo de integração dos comitês.

Por seis anos vice-presidente do CBH Alto Paranapanema e hoje consultora da Confederação Nacional da Agricultura, Priscila Sleutjes falou sobre a cobrança pelo uso da água na agricultura. A atividade foi realizada no estande do Fórum Paulista, que também promoveu o Encontro de Prefeitos, com a presença dos Presidentes dos CBHs Médio e Alto Paranapanema, Prefeito de Ipaussu/SP, Sergio Guidio, e Prefeito de Ibirarema/SP, José Benedito Camacho, respectivamente.

Na Arena das Águas, a 2ª vice-presidente do CBH Paranapanema, Carla Beck, representando a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), falou sobre a integração do setor agropecuário à Política Nacional de Recursos Hídricos. O Vice-presidente do CBH Norte Pioneiro, Aristeu Sakamoto, contribuiu com a apresentação ressaltando o interesse dos produtores rurais em preservar os recursos hídricos, adotando técnicas mais eficazes de irrigação.

Também na Arena, o coordenador da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG), Antonio Cezar Leal, ministrou a palestra “A Articulação entre os Comitês de Bacias e as Instituições de Ensino Superior em apoio à Gestão de Recursos Hídricos”. Durante a apresentação, ele exemplificou com os trabalhos feitos no CBH Paranapanema.

No estande do Comitê, mais de 200 pessoas participaram da ação para montagem do painel.