Níveis dos reservatórios do Paranapanema voltam a aumentar

Apesar de ainda estarem baixos, já se percebe a recuperação dos reservatórios localizados na Bacia

As diretrizes de operação dos reservatórios presentes na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema que passam por crise hídrica, Jurumirim, Chavantes, Capivara e Mauá, permaneceram com as vazões de defluência reduzidas no mês de dezembro. A determinação foi estabelecida durante a Sala de Situação, realizada na manhã de hoje (06 de dezembro).

Atualmente, os reservatórios operam da seguinte maneira: UHE Jurumirim – defluências de 60 m3/s; UHE Chavantes – defluências de 95 m3/s (2 unidades geradoras); UHE Mauá – defluências de 79 m3/s; UHE Capivara – defluências de 450 m3/s em dias úteis e 340 m3/s nos fins de semana.

Segundo informações do Operador do Sistema Nacional de Energia (ONS), hoje (06/12), o volume total de armazenamento dos reservatórios está em 21%. Individualmente eles apresentam os seguintes dados: Jurumirim 22%; Chavantes 25%; Capivara 22%; e Mauá 29%.

O aumento se deve, além das medidas adotadas de diminuição da vazão de defluência (água que é liberada do reservatório), das chuvas. O mês de novembro atingiu a média dos últimos anos. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), para dezembro, a perspectiva é que se continue atingindo as médias de pluviosidade na região.

A Sala de Situação, caso não haja mudança no regime de operação, ser reunirá novamente em 17 de janeiro de 2020. Para acessar o Boletim, clique aqui!

Sala de Situação

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica pelo Estado de São Paulo, Instituto Aguasparaná, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar por meio do CBH Paranapanema:

  • paranapanema.org
  • facebook.com/cbhparanapanema
  • instagran.com/cbhparanapanema
  • yuotube.com/cbhparanapanema
  • issuu.com/cbhparananemacomunicacao