Níveis dos reservatórios do Paranapanema atingem média de 50%

Apesar do mês de maio ter apresentado chuvas abaixo da média para o período, conforme apresentado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, os reservatórios têm se mantido com níveis acima dos 40% do volume útil. Os dados, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), são: Jurumirim 54%, Chavantes 51%, Capivara 44% e Mauá de 73%; o que representa 42% do volume total dos reservatórios.

As diretrizes operativas para as defluências dos reservatórios são:

  • Jurumirim – vazão turbinada de 60 m³/s.
  • Chavantes – vazão turbinada de 110 m³/s.
  • Mauá – vazão turbinada de 160 m³/s.
  • Capivara – vazão turbinada de 360 m³/s.

Com essas diretrizes, a previsão é que não haja mudanças significativas aos níveis atualmente apresentados, até 12 junho. Os dados foram apresentados na 5ª Sala de Crise do Paranapanema, realizada hoje (26), virtualmente. A próxima Sala de Crise será realizada no dia 30 de junho, às 15h.

Sala de Crise

Para compartilhar informações, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), pelo Estado do Paraná, operadoras e geradoras de energia elétrica, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná. Outros órgãos, prefeitos municipais, usuários de água também participam pontualmente. As reuniões são abertas e todos podem participar.

Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:

paranapanema.org

facebook.com/cbhparanapanema

instagran.com/cbhparanapanema

youtube.com/cbhparanapanema

issuu.com/cbhparananemacomunicacao