A 7ª edição do Seminário das Instituições de Ensino Superior do Paranapanema, promovido virtualmente no dia 4 de novembro, pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), contou com a participação de onze universidades e cerca de 60 participantes.
Na abertura do evento, o 1º Vice-Presidente e representante das entidades civis na Diretoria do Comitê, Marco André D’Oliveira, falou sobre a atuação das Universidades no CBH Paranapanema. “Vale destacar que as Universidades têm desempenhado um papel muito importante para suprir as lacunas de conhecimento trazidas pelo Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema, desenvolvendo estudos e pesquisas que aumentam nossas informações a respeito da Bacia Hidrográfica, que otimiza o nosso planejamento e as ações executadas”, complementou.
Nesta linha, o atuante na Universidade Estadual de Maringá e por nove anos esteve como 2º vice-presidente do CBH Paranapanema, Paulo Fernando Soares, falou sobre o papel das instituições de ensino na gestão de recursos hídricos e como elas podem apoiar os Comitês de Bacias Hidrográficas. Na sequência, o coordenador da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão do CBH Paranapanema, com atuação na Universidade Estadual Paulista, Antonio Cezar Leal, explanou sobre os estudos e projetos já feitos pela Academia, em atendimento ao Pirh Paranapanema.
Para exemplificar os trabalhos que podem ser executados, sete instituições de ensino apresentaram estudos e projetos desenvolvimentos ou em desenvolvimento: Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Universidade do Oeste Paulista, Unicesumar e Universidade Federal de São Carlos.
Para falar sobre as vantagens em atuar em Rede, o coordenador do Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior do Paranapanema, que atua na Universidade Estadual Paulista, Campus Ourinhos, Edson Piroli, exemplificou mostrando os trabalhos da Rede Temática em Extensão em Águas. “Não faz mais sentido desenvolver extensão, ensino e gestão solitariamente. As redes surgem então como meios para responder demandas por conhecimento aplicado”, afirmou. O evento foi finalizado com a apresentação da represente da Itaipu Binacional, Caroline Hen, que contou sobre as parcerias entre a Usina e as instituições de ensino para a produção de conhecimento.
Para acessar o evento completo, clique aqui!
Para ter acesso as apresentações, clique abaixo na parte do texto em que ela é citada.