81% do Plano de Recursos Hídricos do Paranapanema foi implementado em 2023

A Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) tem como atribuição principal o acompanhamento das ações previstas no Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema.

Em sua 11ª reunião, realizada no dia 05 de abril, os membros analisaram o Relatório de Acompanhamento e a Avaliação de implementação do Pirh Paranapanema. O 1º documento traz um relato detalhado de todas as 34 ações priorizadas que estavam previstas para serem executadas em 2023.

Já a Avaliação, por meio de uma metodologia desenvolvida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), se mensura o percentual de implementação das ações priorizadas. Em 2023, 81% das ações previstas para o ano foram implementadas.

Prevista no Pirh, a principal pauta do CBH Paranapanema para 2024 é o diálogo sobre a cobrança pelo uso da água. Os estudos necessários já foram contratados e devem ser iniciados ainda neste mês. Neste sentido, no âmbito da CTIG, haverá um Grupo de Trabalho que acompanhará os trabalhos. A minuta da Deliberação de criação do GT também foi apreciada durante a reunião. Ela será encaminhada para aprovação do Plenário.