Fenômeno El Niño é pauta na Sala de Acompanhamento do Paranapanema

Realizada virtualmente, na tarde de hoje (25), a 7ª Reunião da Sala de Acompanhamento da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema aprofundou o diálogo acerca do Fenômeno El Niño, que atinge todo o território brasileiro. A explicação foi feita pelo coordenador geral do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Selucchi.

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, normalmente ocasionado no fim do ano. Este fenômeno, no Brasil, ocasiona secas. Contudo, Selucchi tranquilizou os presentes, afirmando que a Bacia do Paranapanema, por estar em uma área de transição, não deve ser muito afetada pelo fenômeno. Ele destacou, ainda, que para as próximas duas semanas não deve ter chuvas no Paranapanema, mas que na terceira semana volta a chover, com previsão de precipitação normal ou acima da média para o período. A informação foi ratificada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais (Inpe), representado pela Maria Nascimento.

Os reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, de acordo com a representante do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Dayana Martins, apresentam os seguintes volumes úteis: Jurumirim 76%; Chavantes 93%; Mauá 99%; e Capivara 99% – juntos representam 89% da capacidade dos reservatórios.

Até 11 de agosto, o ONS adotará as seguintes diretrizes:

  • Jurumirim – Vazão turbinada média de 147 m³/s;
  • Chavantes – Vazão turbinada média de 224 m³/s;
  • Capivara – Vazão turbinada média de 760 m³/s;
  • Mauá – Vazão turbinada média de 195 m³/s.

A previsão é que os reservatórios atinjam os seguintes níveis: Jurumirim 73%; Chavantes 92%; Mauá 99%; e Capivara 96%. A Sala de Acompanhamento volta a se reunir no dia 31 de agosto, às 15h.

Sala de Acompanhamento

Para compartilhar informações, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, e, atualmente, nomeada Sala de Acompanhamento, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), pelo Estado do Paraná, operadoras e geradoras de energia elétrica, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná. Outros órgãos, prefeitos municipais, usuários de água também participam pontualmente. As reuniões são abertas e todos podem participar. Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:

paranapanema.org

facebook.com/cbhparanapanema

instagran.com/cbhparanapanema

youtube.com/cbhparanapanema

issuu.com/cbhparananemacomunicacao