Encontro Integrado do Paranapanema é encerrado com mensagem de otimismo

A diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) foi responsável pela condução do encerramento do 4º Encontro Integrado do Paranapanema, realizado na manhã de hoje (01/10). Intitulado Integrando Conhecimento – Compartilhando Expectativas, o momento teve o objetivo de explanar as perspectivas a respeito do evento e dos próximos passos a serem dados em relação a implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (Pirh Paranapanema).

O presidente do Comitê, Everton Souza, iniciou a explanação destacando que este é o último evento que o atual plenário e diretoria participam, tendo em visto que no dia 30 de novembro haverá a posse da nova gestão 2021/2025. Com a palavra, o 2º vice-presidente do CBH Paranapanema, Paulo Fernando Soares, destacou a importância do conhecimento para a gestão, retomando os estudos que foram concluídos e os resultados que eles trouxeram.

Soares também ressaltou a importância dos erros e acertos no 1º ciclo, para aperfeiçoar o instrumento de gestão. Segundo ele, ainda se tem muito pela frente, mas que a experiência adquirida já garante um 2º ciclo melhor e que o conhecimento é o segredo para uma boa gestão.

Na sequência, o secretário do Comitê, Denis Emanuel Araujo, reforçou que o nome Plano Integrado já expressa que se trata de um Plano para toda a Bacia e todos os agentes, nele contém ações voltadas para todos os setores e regiões da Bacia Hidrográfica. Para finalizar, ele destacou que a água é de todos e por isso também é responsabilidade de todos, portanto, a implementação do Pirh Paranapanema depende de todos.

A capacitação é elemento fundamental para essa implementação. A secretária adjunta do Comitê, Suraya Modaelli, reforçou a importância do nivelamento de todos os agentes para que seja possível a implementação do Plano. Ela também fez um resumo dos aprendizados adquiridos durante todo o Encontro Integrado.

O Presidente do Comitê finalizou o Encontro compartilhando as suas expectativas. “Espero e desejo que estejamos ainda mais unidos em prol das nossas águas, que todos abracem esse desafio de implementar o nosso Pirh Paranapanema, que tenhamos água em quantidade e qualidade hoje e sempre e que o Paranapanema além de dar o exemplo, inspire!”, disse.