Diretoria dos Comitês do Paranapanema se mobilizam para divulgar Informações sobre a situação hídrica dos reservatórios na Bacia
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Diretoria dos Comitês do Paranapanema se mobilizam para divulgar Informações sobre a situação hídrica dos reservatórios na Bacia

As diretorias dos sete Comitês que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema se reuniram, na manhã do dia 20 de março, em Jacarezinho-PR. O objetivo da reunião foi avaliar a situação e os níveis dos reservatórios de água na Bacia Hidrográfica, visando definir estratégias de comunicação e monitoramento pelo Comitê.  Durante o Encontro, foi apresentado aos presentes os dados técnicos e os gráficos de monitoramento disponibilizados diariamente pela Agência Nacional de Águas.

O geólogo Emílio Carlos Prandi, secretário executivo adjunto do CBH Médio Paranapanema foi responsável por apresentar os dados, enfatizando que, por uma questão meteorológica, fomos levados a uma situação de crise. Ressaltou que os usuários de recursos hídricos, em especial do setor de turismo e piscicultura foram os que mais sentiram os reflexos do baixo nível dos reservatórios. Sabendo da atuação do Comitê, esses usuários se mobilizaram junto às prefeituras e acionaram o CBH Paranapanema.

Apesar do Comitê não ter competência direta na gestão dos reservatórios, o CBH Paranapanema procurou informações junto aos órgãos responsáveis e está se organizando para propor soluções.

A Vice-Presidente do CBH Alto Paranapanema e representante dos Usuários, Priscila Silvério Sleutjes, ressaltou o papel dos Comitês. “Estamos com uma crise instaurada, o rebaixamento da represa já está interferindo em alguns usos, e o Comitê é o fórum onde todos os segmentos estão representados, é no Comitê que vamos conseguir achar as melhores saídas para minimizar esse problema. Nós somos os conhecedores da Bacia, o Comitê deve ser consultado para a construção da solução deste desafio”, concluiu.

A presidente do CBH Alto Paranapanema e prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, destacou a importância do Poder Público Municipal nos Comitês. “Vimos hoje que juntos podemos pensar em várias alternativas. O Comitê conta com uma equipe técnica muito preparada e engajada. Dizemos que o Comitê tem dois lados, a parte técnica, que nos sinaliza de fato o que está acontecendo e traça soluções, e a parte política, onde temos força para mostrar presença e cobrar respostas”, ressalta.

Os próximos passos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema serão a divulgação para toda sociedade dos boletins diários sobre os níveis dos Reservatórios, e o estudo sobre a possibilidade de instalação de uma sala de situação do Paranapanema. Também foi aprovado que cada comitê deverá fazer um trabalho de mobilização na bacia hidrográfica para manter todos informados.