Dados do perfil de uso da água do Setor sucroenergético são apresentados em Seminário.
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Dados do perfil de uso da água do Setor sucroenergético são apresentados em Seminário.

Seminário Virtual também objetivou apresentar os resultados prévios, conhecer e colher novas informações junto as indústrias

O 1º Seminário Virtual das Indústrias do Paranapanema, com representantes do setor sucroenergético, cujo foco foi apresentar os resultados prévios obtidos e colher mais informações para o Projeto, que visa a caracterização do perfil da indústria na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, foi realizado por videoconferência dia 07 deste mês, e contou com a presença de cerca de 60 pessoas, de vários órgãos relacionados com a gestão de recursos hídricos, representantes de prefeituras municipais, Universidades e Indústrias localizadas na Bacia.

Atualmente, no Paranapanema, há mais de vinte mil unidades industriais, distribuídas em 99 setores diferentes. Do setor sucroenergético, 24 indústrias foram avaliadas, por meio de informações diretamente fornecidas ou buscadas junto aos órgãos de licenciamento. Durante o Seminário, os dados colhidos e compilados foram apresentados, mostrando todo o processo básico do setor na utilização da água e em seu descarte.

De acordo com o estudo, estima-se que o setor utiliza cerca de 1,02 metro cúbico de água para o processamento de cada tonelada de cana (m³/ton cana). A perda por evaporação é de cerca de 0,92 m³/ton cana. O Seminário apresentou as boas práticas realizadas pelo setor e o potencial de redução ou reutilização da água nos processos, se novas medidas forem tomadas.

Segundo o estudo, o setor conseguiria alcançar a meta de utilização de 0,8 a 1,0 m³/ton cana se adotadas uma série de boas práticas apontadas pelo próprio setor. Se atingida essa meta, o potencial de reduzir o consumo de água está entre 11 e 17,6 bilhões de litros por ano.

Serão realizados mais três Seminários Virtuais neste mês, a inscrição é gratuita. Confira a programação:

  • Dia 14/7 – às 14horas – Setor papel e celulose
  • Dia 21/7 – às 14horas – Setor bebidas alcoólicas
  • Dia 28/7 – às 14horas – Setor abate e frigorífico

O Estudo junto às indústrias é uma demanda do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), conforme indicado no Plano de Recursos Hídricos (PIRH Paranapanema).

Para as inscrições, acesse: http://bit.ly/seminariosindustria.

Para acessar e responder ao questionário de levantamento de informações, acesse: http://bit.ly/industriaparanapanema.

Para eventuais esclarecimentos: (14) 98188-2607 e e-maill secretaria@paranapanema.org