Comitê do Rio Paranapanema promove ação no maior evento sobre águas do Brasil
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Comitê do Rio Paranapanema promove ação no maior evento sobre águas do Brasil

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) esteve presente, ativamente e de diversas formas, no XXIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. O evento foi realizado entre os dias 22 e 26 de agosto, em Foz do Iguaçu/PR e contou com cerca de duas mil pessoas presencialmente para falar sobre o tema central “Gestão da água: Responsabilidade de todos”.

A Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema esteve representada, seja pelos cerca de 70 membros dos sete Comitês instalados na Bacia, seja pelos estandes do Estado do Paraná, do Fórum Paulista de Comitês de Bacia e do CBH Paranapanema. O Comitê ainda participou de toda a organização, de palestras e dos trabalhos acadêmicos. Para o presidente do Comitê, José Luiz Scroccaro, o Paranapanema finaliza o evento com ótimos resultados.

“Para nós é uma alegria poder compartilhar as experiências do Comitê e os talentos profissionais atuantes em nossa Bacia. Pudemos ainda capacitar os nossos membros e na bagagem trazer ações interessantes para serem aplicadas no Paranapanema. Desenvolvemos uma ação de comunicação especial e dar aos participantes um pedaço da nossa Bacia, da nossa vivência, e da nossa motivação para fazer mais!”, destacou.

O próximo Encob será realizado em Natal/RN.

Feira de Exposição

O Comitê do Rio Paranapanema entre os dias 22 e 25 de agosto, esteve na Feira de Exposições do Encob com um estande para desenvolver uma ação de comunicação. Para isso, a identidade visual trouxe os sete Comitês instalados na Bacia, de forma alegre e festiva.

Aos congressistas e participantes do evento, a oportunidade de levar para casa uma caricatura, num papel emoldurado com a identidade visual aplicada no estande e um QRCode com os principais documentos do CBH Paranapanema. Para garantir a sua caricatura, os interessados precisavam apenas seguir as redes sociais do Comitê.

De acordo com a secretária do Comitê, Suraya Modaelli, a estratégia permitiu alavancar as redes sociais do Paranapanema e, consequentemente, aumentar o alcance da sua comunicação. “No Instagram, a principal rede social utilizada atualmente, conseguimos um aumento de 47% de novos seguidores. Ou seja, as ações do Paranapanema e as mensagens que transmitidos sobre o cuidado com as nossas águas chegarão para mais pessoas”, ressaltou.

Capacitações e palestras

O Paranapanema, por meio de seus membros, também compôs a programação técnica do evento. No dia 22 de agosto (segunda-feira), o assessor técnico do Comitê, Emílio Prandi, moderou a oficina “As águas subterrâneas no planejamento das Bacias Hidrográficas”.

No dia 23 de agosto (terça-feira), também assessor técnico do Comitê, João Samek, e a secretária Suraya Modaelli, apresentaram “As ações do Comitê do Rio Paranapanema frente à Crise Hídrica na Bacia Hidrográfica”, na Arena. No mesmo dia, no Fórum Paulista de Comitês, a vertente paulista do Paranapanema pôde apresentar as pautas e ações feitas de forma integrada na Bacia. Em reunião do Estado do Paraná com todos os Comitês Paranaenses, a vertente do Paraná do Paranapanema também se fez presente!

Já no dia 24 de agosto (quarta-feira), na Arena, Emílio Prandi palestrou na temática “A integração das Águas Subterrâneas e Superficiais do Paranapanema”. No mesmo dia, a 2ª vice-presidente do Comitê e o coordenador da Câmara Técnica Institucional e Legal do Paranapanema, Carla Beck e Aristeu Sakamoto, respectivamente, falaram sobre as novas tecnologias para a agricultura e o papel do segmento na preservação das águas.

Apresentação de trabalhos

Durante o evento, os trabalhos submetidos e aprovados foram expostos por meio de banners. No dia 26 de agosto (sexta-feira) ocorreram as apresentações orais. O Paranapanema esteve presente de duas formas! O membro Erivelto Silveira participou da comissão científica, apoiando a análise dos trabalhos; e o coordenador do Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior do Paranapanema (GTIES) Edson Piroli, expôs o trabalho “Advocacy para o manejo integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo pra a produção de água”.

 

 

Para as fotos, clique aqui!