Comitê do Rio Paranapanema institui Câmara de Educação Ambiental e Capacitação
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Comitê do Rio Paranapanema institui Câmara de Educação Ambiental e Capacitação
As Câmaras Técnicas são instâncias de caráter permanente, compostas por membros do CBH Paranapanema, para discutir assuntos específicos

Atualmente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) conta com a atuação de quatro Câmaras Técnicas (CT): Câmara Técnica de Integração (CTIPA), responsável por promover o diálogo entre os sete Comitês presentes na Bacia; Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), com a atribuição de analisar a documentação que será submetida ao plenário; a Câmara de Articulação Política, que reúne os prefeitos municipais objetivando fomentar e articular ações que envolvem o Poder Público; e a Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG), com a competência de acompanhar e fomentar a implementação e execução dos instrumentos definidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos.

Hoje, durante a 6ª Reunião Extraordinária do Comitê, os membros aprovaram a criação da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação (CTEA). A Câmara já estava prevista no Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (PIRH Paranapanema) e será responsável por desenvolver o Programa de Capacitação do Comitê, além de fomentar e executar ações de Educação Ambiental na Bacia.

Durante o encontro, foi apresentado um balanço das atividades desenvolvidas. Em 2019, o Comitê cumpriu com 97,5% das atividades que haviam sido propostas no planejamento feito em 2018, com uma agenda menor que a prevista (89% da previsão de reuniões foi concretizado) e com novas demandas, como a sala de situação, exigindo esforços e dedicação do Comitê.

Em 2020, além de dar andamento as ações em execução do PIRH Paranapanema, dar continuidade aos projetos propostos pelo Plano de Comunicação, trabalhar em prol da segurança hídrica e energética da Bacia, o Comitê inicia a estruturação e implementação das ações de capacitação e educação ambiental. Os membros presentes, aprovaram as Deliberações que propõe o Plano Anual de Trabalho e a Agenda prevista para 2020. A Deliberação que institui a CTIPA também foi retificada, retirando, de suas competências, as atribuições referentes ao Acompanhamento do Plano Integrado de Recursos Hídricos, tendo em vista a criação da CTIG, que é responsável por esse acompanhamento.