COMITÊ DO RIO PARANAPANEMA É FINALISTA DO PRÊMIO ANA 2020

O projeto de comunicação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) está entre os três finalistas do Prêmio ANA 2020. A premiação reconhece o mérito das iniciativas que se destacaram pela excelência de sua contribuição para a segurança hídrica do Brasil. Neste ano, foram quase 700 inscritos, nas oito categorias disponíveis.

O CBH Paranapanema participou na categoria “Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), na qual podem participar órgãos gestores de recursos hídricos, conselhos de recursos hídricos, comitês de bacia hidrográficas, agências de água e delegatárias das funções de agências de bacia.

O projeto inscrito, intitulado 8º Fórum Mundial da Água – A Comunicação como ferramenta de inclusão e integração para gestão e uso sustentável dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, apresenta o início do trabalho de comunicação feito no Comitê do Rio Paranapanema e seus desdobramentos até então.

Entendendo a importância da universalização da comunicação, o CBH Paranapanema se propôs a realizar uma grande ação de comunicação inédita durante o 8º Fórum Mundial da Água, sediado no Brasil – o objetivo: levar os membros dos Comitês ao evento, por meio dos canais digitais. Para isso, uma equipe de comunicação composta por colaboradores e membros do Comitê fez a cobertura completa de todo o evento. Diariamente, material exclusivo sobre a gestão dos recursos hídricos eram disponibilizados nas mídias sociais do Comitê para os membros e demais interessados.

Para a ação de comunicação, foi desenvolvido um mapeamento prévio das atividades que aconteceriam no evento com ligação direta às pautas trabalhadas pelo Comitê do Paranapanema ou de interesse dos membros para dar maior visibilidade. Para cada pauta, diversos formatos foram adotados como transmissão de informação, vídeos gravados e ao vivo, entrevistas, matérias completas e boletins sobre os principais temas do Fórum.

As ações de comunicação durante o 8º Fórum Mundial da Água possibilitaram, além do envolvimento e capacitação dos membros do Paranapanema, dar protagonismo ao Comitê, que, dada a inovação e qualidade do material produzido, teve seus conteúdos utilizados pela comunicação oficial do evento.

Dado o grande potencial de difusão, como consequência desta ação de comunicação iniciada no 8º Fórum Mundial, foi instituído o projeto Nossa Gente.  Os membros dos Comitês, envolvidos na gestão de recursos hídricos, foram convidados a se apresentarem por meio de pequenos vídeos, possibilitando que todos os conhecessem. Encabeçado pela marca #EUSOUPARANAPANEMA, o projeto resultou no aumento do senso de pertencimento e engajamento dos membros dos Comitês.

Paralelamente, a Sala de Crise do Paranapanema, instituída em 2019, trouxe a possibilidade do CBH Paranapanema ser a fonte oficial de dados para a imprensa da Bacia. A oportunidade foi explorada por meio de emissões periódicas do resumo dos dados trazidos pelos órgãos de gestão dos reservatórios e de dados meteorológicos. O resumo, por meio de jornalismo de dados, é levado à sociedade com informativos periódicos – Reservatórios do Paranapanema. Além de manter os membros informados, a imprensa adotou o boletim para as pautas acerca da crise hídrica na região.

Por fim, durante o Encob 2019, com a experiência do 8º Fórum Mundial da Água, o CBH Paranapanema avançou nas ações adotadas – além de levar, por meio da comunicação, o evento aos membros, dedicou-se a levar o Paranapanema para o evento. Durante todos os dias, o Comitê desenvolveu ações, como, talks shows, apresentação musical, palestras e flashmob. O resultado foi o protagonismo do Comitê no maior evento nacional de águas.

Todas essas ações e experiências montam o projeto que passa, agora, para sua última etapa. O resultado será divulgado em março de 2021.