Chuvas se mantém dentro da média e reservatórios do Paranapanema permanecem com altos níveis
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Chuvas se mantém dentro da média e reservatórios do Paranapanema permanecem com altos níveis

Na tarde de hoje (28), foi realizada virtualmente a 3ª Reunião da Sala de Acompanhamento do Paranapanema. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou o volume de chuvas no último mês, que ficou dentro da média esperada para o período. Já para o mês de abril, são previstas precipitações abaixo da média, com a possibilidade de queda na temperatura.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios voltados para a geração de energia elétrica localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema se mantêm com altos níveis de armazenamento: Jurumirim está com 92%; Chavantes está com 90%; Mauá com 96%; e Capivara com 94%.

As diretrizes operacionais para os próximos dias objetivam controlar as cheias, mas considerando os baixos volumes de chuvas esperados para o período, desse modo, as vazões defluentes até 30 de abril são: Jurumirim – 260 m³/s; Chavantes – 355 m³/s; Capivara – 940 m³/s; e Mauá – 180 m³/s). Os níveis devem se manter altos: Jurumirim está com 88%; Chavantes está com 89%; Mauá com 96%; e Capivara com 97%.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) mantém o acompanhamento constante da situação dos reservatórios na Bacia, por meio de sua Diretoria. De acordo com o vice-presidente do Comitê, Marco André D’Oliveira, apesar do momento de tranquilidade na Bacia em relação aos níveis dos reservatórios, é importante acompanhar de perto a situação da Bacia de forma que haja possibilidade de previsibilidade de crises e, assim, melhor planejamento.

A Sala de Acompanhamento volta a se reunir no dia 27 de abril, às 15h.

Sala de Acompanhamento

Para compartilhar informações, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, e, atualmente, nomeada Sala de Acompanhamento, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), pelo Estado do Paraná, operadoras e geradoras de energia elétrica, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná. Outros órgãos, prefeitos municipais, usuários de água também participam pontualmente. As reuniões são abertas e todos podem participar. Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:

paranapanema.org

facebook.com/cbhparanapanema

instagran.com/cbhparanapanema

youtube.com/cbhparanapanema

issuu.com/cbhparananemacomunicacao