Câmara Técnica de Integração de Águas Subterrâneas inicia seus trabalhos em apoio ao Plano de Recursos Hídricos do Paranapanema

A Câmara Técnica de Integração das Águas Subterrâneas (CTIAS) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) realizou sua primeira reunião hoje (27), virtualmente. O Objetivo da Câmara é desenvolver uma metodologia para integrar às águas subterrâneas à gestão de recursos hídricos, de forma que sejam consideradas em todo planejamento da Bacia Hidrográfica do Paranapanema por meio de estudos e diálogo.

Para a 1ª reunião, além da definição do Plano de Trabalho e da Agenda de Atividades, os membros definiram seu coordenador e relator, responsáveis pela condução dos trabalhos. Foram eleitos os geólogos Emílio Carlos Prandi e Herman Vargas Silva, respectivamente. A primeira atividade da Câmara será dar sequência à ação GRH.C.1.6 do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema.

Dentro da ação já foi realizado um estudo sobre as águas subterrâneas da Bacia Hidrográfica e, por meio do diagnóstico levantado, definidas as macrorregiões em que se fazem necessárias as instalações de poços de monitoramento. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico irá financiar a perfuração destes poços, mas, para isso, o próximo passo é definir as microlocalizações. Já na próxima reunião, a Câmara apresentará a proposta de pontos para dar sequência à ação.