Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão analisa evolução das ações do Plano de Recursos Hídricos do Paranapanema

Na 1ª reunião do ano, realizada virtualmente na tarde de hoje (24), a Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) definiram sua agenda e Plano de Trabalho para 2023. Neste ano, dentre as ações previstas do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema, há o início do diálogo para a implementação da Cobrança pelo Uso da Água.

Na reunião, os membros da CTIG também analisaram a evolução das ações do Plano priorizadas ou continuadas, com previsão para a implementação em 2022. Das 81 ações presentes no Pirh Paranapanema, 31 foram priorizadas para execução, de acordo com as pautas do Comitê e necessidades da Bacia Hidrográfica. Outras nove ações, que foram iniciadas no 1º ciclo, também compõem o 2º ciclo.

No total das 40 ações, 10 não se iniciaram em 2022. Portanto, das 30 ações do 2º ciclo, como mostra o Relatório, 29 foram executadas ou estão em execução. Os membros conheceram também o programa em que o Manual do Plano (MOP) está disponível – Power BI, em que todas as atualizações de cumprimento de etapas estão inseridas, portanto, todos conseguem acompanhar em tempo real a evolução da implementação.

Para acessar, clique aqui!