ANA – Grupo de Trabalho do Paranapanema tem 5º encontro

Na tarde de hoje (01/07), o Grupo de Trabalho do Paranapanema (GT Paranapanema), instituído pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), apreciou alguns apontamentos que devem nortear a 1ª minuta de Resolução que definirá as regras operativas para os reservatórios voltados para a geração de energia elétrica, localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

A proposta deve estipular faixas de operação, por exemplo: normal, atenção e restrição; para os reservatórios de Jurumirim, Chavantes e Capivara. Vale ressaltar que em nenhuma faixa de operação o volume morto será considerado. Segundo o Superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, a 1ª minuta da Resolução passará pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), que é o mobilizador dos diversos usuários da Bacia.

Durante a reunião, ainda, o Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo e o Instituto Água e Terra do Estado do Paraná apresentaram um levantamento das outorgas emitidas nos afluentes do Rio Paranapanema. A próxima reunião do GT Paranapanema será realizada no dia 05 de agosto de 2021, às 15h.

O Comitê do Rio Paranapanema se reunirá com os representantes dos usuários de água no dia 8 de julho, por meio do GT Reservatórios, para dar conhecimento aos apontamentos apresentados no dia de hoje (01) e fazer as proposições acerca do documento.