ANA apresenta levantamento prévio dos usos da água nos reservatórios do Paranapanema
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • ANA apresenta levantamento prévio dos usos da água nos reservatórios do Paranapanema

Na tarde da última sexta-feira (19), o Grupo de Trabalho do Paranapanema, instituído pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) se reuniu pela segunda vez, de forma virtual. No encontro, os presentes puderam conhecer um pouco mais o contexto em que está a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

A primeira apresentação foi ministrada pela Superintendência de Regulação (SRE) da ANA, acerca dos usos outorgados no Rio Paranapanema. Segundo os dados mostrados, 84% das outorgas são voltadas para a irrigação. Vale destacar que há seis outorgas para abastecimento urbano. Foi frisado, ainda, que neste levantamento não há os usos não consultivos, como os de turismo e lazer. O levantamento das outorgas nos afluentes do Paranapanema (estaduais) não foram contabilizados.

O Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (Pirh Paranapanema) também foi apresentado. A Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos e de Regulação (SPR) da ANA mostrou como foi a construção do Pirh Paranapanema e o que ele trouxe de dados e projeções sobre os usos. Foram apresentadas também as ações de melhorias e de planejamento hídrico da Bacia Hidrográfica. Durante a apresentação, a superintendência destacou que neste ano, 2021, o Plano está em processo de revisão e é a oportunidade para abrigar ações voltadas para a mitigação da crise hídrica nos reservatórios.

Para finalizar, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Comitê, em relação a crise hídrica que afeta os reservatórios do Paranapanema. As ações do CBH se dividem em comunicação, capacitação, levantamento de dados, mobilização e articulação com os setores usuários, em especial.

Atendendo a sugestão da ANA, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) articulará junto aos setores de turismo e aquicultura a indicação de um representante para participar da próxima reunião do GT Paranapanema, que volta a se reunir no dia 22 de abril. A ideia é, na ocasião, ouvir esses setores.