Ações do Plano de Recursos Hídricos do Paranapanema avançam

Responsável pelo acompanhamento da implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema, a Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), com o apoio da Câmara Técnica de Integração (CTIPA), que tem representantes de todos os afluentes e órgãos gestores presentes na Bacia, desenvolveu novas estratégias para execução das ações.

Das 40 ações prioritárias ou continuadas previstas para este ciclo de implementação, 33 têm a execução neste ano.  Destas, sete ações necessitam de articulação junto aos órgãos gestores e, por meio da Diretoria do Comitê, os encaminhamentos já foram dados. Nove ações o CBH Paranapanema tem o papel de execução e já fazem parte da agenda de trabalho para 2023. Seis ações são voltadas para Revitalização de Bacias e têm sido trabalhadas junto à Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação, por meio de capacitações e visitas técnicas.

Para as ações que envolvem os Comitês Afluentes, a proposta é leva-las ao 1º Encontro das Diretorias dos CBHs do Paranapanema, previsto para 22 de junho deste ano. Na mesma data, também ocorrerá o 1º Encontro dos Consórcios Municipais do Paranapanema, em que a temática será saneamento básico, a partir das ações do Pirh Paranapanema.

Neste ano se inicia o diálogo para a implementação da Cobrança pelo Uso da Água e, para isso, será publicado um edital para contratação do estudo necessário, contemplando as ações presentes no Plano e previstas para 2023.  Também haverá a perfuração de oito poços para monitoramento das águas subterrâneas do Paranapanema, contemplando a continuação da ação GRH.C.1.6. Os desdobramento e o acompanhamento têm sido feitos pela Câmara Técnica de Integração das Águas Subterrâneas (CTIAS).

Também em desdobramento à ação executado no 1º ciclo do Pirh Paranapanema, para maior alcance do estudo das indústrias se propõe dialogar junto às Federações da Indústrias para fomentar a ampla divulgação. A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) realizou um estudo no Rio das Cinzas, a partir deste estudo, o CBH Norte Pioneiro instituiu um grupo de trabalho, que iniciará suas atividades em 1º de junho, avaliará se a Bacia se enquadra em uma Unidade Especial de Gestão, para encaminhar ao órgão responsável o seu parecer ou possível solicitação.

A Câmara volta a se reunir no dia 21 de julho, para mensurar os resultados obtidos e avançar nas etapas de implementação do Plano.