ESPECIALISTAS ALERTAM PARA A CHEGADA DO PERÍODO DE SECA NA BACIA DO RIO PARANAPANEMA

Os reservatórios de Capivara, Mauá, Chavantes e Jurumirim continuam operando em alta

Chuvas abaixo da média e a chegada da estação Outono/Inverno no hemisfério Sul, intensificam o período de seca moderada na região da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. As informações foram repassadas na 3ª Reunião da Sala de Acompanhamento do Sistema Hídrico do Rio Paranapanema em 2025, que aconteceu no dia 20 de março, de forma virtual.

Os especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) alertam para a chegada do período de seca entre os estados de São Paulo e Paraná, especialmente na região da Bacia do Paranapanema. “O que podemos afirmar é que a estação de períodos secos se antecipou e deve permanecer atuante por pelos menos os próximos 30 dias”, disse o meteorologista do Inpe, Fábio Rocha.

De acordo com as perspectivas do Cemaden, uma frente fria está se aproximando do Brasil e pode trazer chuvas isoladas, mas não muda a previsão de seca moderada até o mês de abril. A notícia boa é que os reservatórios de Capivara, Mauá, Chavantes e Jurumirim, que compõem o sistema hídrico do Rio Paranapanema, continuam operando em alta.

Os níveis dos reservatórios localizados na Bacia, permanecem com níveis superiores aos anos de 2024 para o mesmo período: Jurumirim 60%, Chavantes 77%, Capivara 87% e Mauá 55%. Sendo assim, as diretrizes a serem seguidas até 17 de abril e as previsões dos níveis dos reservatórios são: Jurumirim, com a vazão defluente em 90 m³/s e o nível chegará a 60%, Chavantes com vazão média de 85 m³/s e nível de 77%; Capivara com vazão média de 276 m³/s e nível de 87%, e Mauá com vazão média de 78,8 m³/s e nível de 55%.

Campeonato Sul-Americano de Canoagem Slalom e de Caiaque Cross em Piraju/SP

Durante a 3ª Reunião da Sala de Acompanhamento do Paranapanema, foi destacado o empenho dos órgãos para viabilizar a realização do Campeonato Sul-Americano de Canoagem Slalom e de Caiaque Cross – ICF World Ranking que vai acontecer em Piraju/SP, entre os dias 24 e 27 de abril.

Para atender a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) na montagem da estrutura desse evento, haverá redução na defluência no reservatório de Jurumirim em dois momentos. Entre os dias 24 de março e 04 de abril, haverá defluência de 90 m³/s para reforma da pista. Para a prática, a defluência ficará entre 160 m³/s e 180 m³/s nos dias 14 e 27 de abril, nos períodos de 8h às 11h30 e depois das 14h às 17h, para a realização do campeonato.

A próxima reunião da Sala de Acompanhamento do Sistema Hídrico do Rio Paranapanema será no dia 17 de abril, às 15h.