PLANO E A AGENDA ANUAL DE TRABALHO DO COMITÊ DO RIO PARANAPANEMA PARA 2025 SÃO ANALISADOS EM REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA

Documento será aprovado pelo Plenário no dia 28 de novembro, em Ponta Grossa/PR

A Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) se encontrou nesta terça-feira, dia 22 de outubro, de forma online, para 8ª reunião que debateu e analisou as deliberações que vão ser apreciadas em plenário, entre elas o Plano e a Agenda Anual de Trabalho do CBH Paranapanema para 2025.

Vale ressaltar que o plenário vai se encontrar em novembro, precisamente no dia 28, em Ponta Grossa (PR), na 22ª reunião ordinária do CBH Paranapanema. Uma das Deliberações e a adesão do CBH Paranapanema ao Protocolo de Monitoramento da Governança das Águas. “O objetivo é institucionalizar o monitoramento por meio dos indicadores de governança das águas nas instituições/organismos participantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil”, explica a secretária do CBH Paranapanema, Suraya Modaelli.

Segundo ela, entre as metas específicas do Protocolo estão: a) Monitorar a governança das águas; b) Aplicar os indicadores de governança das águas; c) Construir uma cultura de monitoramento e avaliação da governança; d) Avaliar ciclicamente as políticas de governança e gestão das instituições; e) Avaliar os indicadores propostos procurando identificar se os mesmos respondem às necessidades do monitoramento da governança; f) Desenvolver um olhar crítico sobre a governança das águas; g) Subsidiar a construção de planos de ação, com base nos resultados da avaliação dos indicadores, para corrigir, melhorar e amplificar as capacidades institucionais e humanas para promover uma boa governança da água.

“A diretoria do CBH Paranapanema terá como atribuição acompanhar e conduzir as atividades referentes ao Protocolo do Monitoramento da Governança das Águas, como: aplicar os indicadores adotados; apresentar os resultados aferidos; e estabelecer propostas para melhorias na Governança das Águas”, complementou.

Já a Deliberação que aprova o Plano e a Agenda Anual de Trabalho do CBH Paranapanema para 2025, traz todas as atividades previstas para o ano, sendo que, além dos eventos já instituídos, ocorrerá o Processo Eleitoral para a composição do plenário para a Gestão 2025/2029.
Os dois documentos serão pautados na 22ª reunião ordinária do Comitê, que ocorrerá no dia 28 de novembro, em Ponta Grossa/PR. Vale lembrar que a CTIL tem como atribuição analisar os normativos que são pautados ao plenário para garantir que estão dentro da competência do Comitê e não ferem outros dispositivos em vigor.