Sala de Situação ocorrerá quinzenalmente

Com as diretrizes de operação definidas, próxima reunião acontece dia 14 de fevereiro

A 5ª Reunião da Sala de Situação do Paranapanema foi realizada no último dia do mês de janeiro (31/01). Como previsto e apresentado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o primeiro mês do ano não atingiu a média de chuvas para o período. Contudo, há uma boa perspectiva para a primeira quinzena de fevereiro. Na região da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema deverá chover acima da média histórica.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou os índices dos reservatórios presentes na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, sendo eles: Jurumirim 34%; Chavantes 17%; Capivara 45%; e Mauá 7%. O volume total de armazenamento dos reservatórios se manteve em 34%.

Foram apresentadas também as simulações, adotando as seguintes diretrizes:

  • UHE Jurumirim: no cenário pessimista as defluências de 100 m³/s, passam para 150m³/s em 01/03/2020, no cenário médio passam para 180m³/s em 01/03/2020; e no cenário otimista passam para 170m³/s em 15/02/2020, e 190m³/s em 01/04/2020.
  • UHE Chavantes: manterá as defluências de 100m³/s e em todos os cenários previstos passam para 125m³/s em 01/03/2020.
  • UHE Capivara: defluências de 780m³/s (dias úteis) e 450m³/s (finais de semana e feriados) em janeiro; para todos os cenários, em fevereiros, passam para 550m³/s (dias úteis) e 330m³/s (finais de semana e feriados) em 15/02/2020.

*Sujeita a alterações de acordo com o Sistema Interligado Nacional

A previsão para os três cenários (otimista, médio e pessimista) é atingir os seguintes resultados em relação ao nível dos reservatórios ao fim de abril deste ano: otimista – média de 66%, médio – média de 47% e pessimista – média de 34%.

O Superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas, Joaquim Gondim, destacou que as previsões estão sendo efetivadas dentro dos cenários médio e pessimista. A Sala de Situação volta a se reunir no dia 14 de fevereiro, às 10h, por videoconferência.

Sala de Situação

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica pelo Estado de São Paulo, Instituto Aguasparaná, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar por meio do CBH Paranapanema:

  • org
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparananemacomunicacao