Reservatórios do Paranapanema devem ter níveis mantidos

Apesar das chuvas apresentados no último trimestre do ano na região da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, o mês de novembro fechou abaixo da média e dezembro deve seguir o mesmo caminho. Os dados foram apresentados pelo Coordenador-geral do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi, durante a última reunião do ano da Sala de Crise do Paranapanema.

Já a engenheira do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Camila Azevedo, mostrou a capacidade total de armazenamento dos reservatórios do Paranapanema, que está, no total, em 32% 4% a menos que no mês passado. Separadamente os reservatórios apresentam os seguintes índices: Jurumirim 22%, Chavantes 39%, Capivara 38% e Mauá 43%.

Esses valores devem ser mantidos até o dia 26 de dezembro. Segundo as premissas de operações propostas pelo NOS, os reservatórios devem apresentar os seguintes volumes úteis: Jurumirim: 22%; Chavantes: 41%; Capivara: 33%; e Mauá: 40%. O grupo volta a se reunir no dia 20 de janeiro, às 15h.

Sala de Crise

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente SIMA, pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra, pelo Estado do Paraná, operadoras e geradoras de energia elétrica, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:

paranapanema.org

facebook.com/cbhparanapanema

instagran.com/cbhparanapanema

youtube.com/cbhparanapanema

issuu.com/cbhparananemacomunicacao