Projeto pioneiro trará balanço hídrico de ponta para Alto Paranapanema

A Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema foi escolhida devido ao grande número de reservatórios presentes na região

Em atendimento a uma das ações do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (PIRH Paranapanema), a Agência Nacional de Águas (ANA) desenvolverá um inventário de reservação de água. Para desenvolver o inventário, a Agência utilizará um modelo inédito e a Unidade de gerenciamento do Alto Paranapanema, na vertente paulista da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, foi escolhida para desenvolver o piloto.

Na região há vários pequenos reservatórios e, devido à vocação da área para a irrigação, existe também uma expressiva demanda para novas reservações. Contudo, os reservatórios existentes, que provavelmente ampliariam as garantias de água, não são considerados nas estimativas de oferta hídrica.

De acordo com a coordenadora de Estudos Hidrológicos da ANA, Mariane Ravanello, isso acontece pela falta de dados. “O balanço hídrico atual conta apenas com a água presente nos rios e nos grandes reservatórios. Uma quantidade significativa fica fora deste balanço que, com esse levantamento, passará a mostrar a realidade quanto à disponibilidade hídrica da Bacia. Também teremos o total de água utilizada para irrigação aqui na região”, explicou.

Para desenvolver a metodologia para o levantamento de dados, foi necessário estabelecer uma amostragem. Por meio de imagens de satélites identificou-se 575 reservatórios, com área entre 1 e 50 ha na bacia do Alto Paranapanema. Acredita-se que estes reservatórios são relacionados ao uso agrícola devido à proximidade com áreas de plantio por pivô central.

Os reservatórios foram divididos em 3 faixas de tamanho e a Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema em 3 regiões representativas de diferentes geomorfologias. Assim, foi estabelecida a amostragem de 110 reservatórios totais para que se faça o levantamento de seções topobatimétricas, para saber a capacidade de armazenamento de água do reservatório. Essa informação será complementada com a obtida pela aplicação de um questionário para entender a utilização do reservatório.

Nos dias 28 e 29 de maio, em Campos de Holambra-SP, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), o CBH Alto Paranapanema (afluente da vertente paulista), a Associação do Sudoeste Paulista de Irrigação e Plantio na Palha (Aspipp) e a Agência Nacional de Água (ANA) promoveram uma reunião junto aos produtores locais para explanar o projeto, esclarecer dúvidas e levantar os interessados em aderir ao projeto.

O presidente da Aspipp, Maurício Swart, ressaltou que o estudo será muito interessante, pois quantificará a água presente nos barramentos, o que ajudará o produtor rural nas suas atividades do dia a dia, além de dar segurança para expansão de área cultivada. O vice-presidente do Comitê do Rio Paranapanema, Vandir Pedroso, ratificou Swart, afirmando que, além do estudo contemplar 3 ações do PIRH Paranapanema que tratam do Inventário de reservação de água, dos Estudos de dimensionamento, localização e priorização de implantação para as reservações; e da Definição de incentivos administrativos, operacionais e financeiros à implantação de reservatórios de pequeno porte do PIRH Paranapanema,  atenderá há uma demanda antiga do segmento Usuários, que é a possibilidade de expansão da irrigação junto à segurança hídrica.