4º Encontro de Prefeitos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema
  • Home
  •  / 
  • Eventos
  •  / 
  • 4º Encontro de Prefeitos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema

Cerca de 40 municípios estavam representados, destes, 13 prefeitos, dialogando sobre dois assuntos principais. O Projeto Angra Doce, que busca instituir a região de Angra Doce como Área Especial de Interesse Turístico, composta por vários municípios dos Estados de São Paulo e Paraná foi apresentado pelos prefeitos de Timburi-SP e Ribeirão Claro-PR, Paulo Cezar Minozzi e Mário Pereira, respectivamente, mostrando os resultados que se pode alcançar por meio da articulação municipal.

O 2º tema do Encontro foi “A Gestão Municipal e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. A roda de diálogo foi conduzida pela vice-presidente do CBH Médio Paranapanema, Patrícia Fazano, junto ao Prefeito de Maracaí-SP – Eduardo Sotana. O documento adotado na assembleia geral da ONU, em 2015 – “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável” – é um guia para as ações da comunidade internacional nos próximos anos, e é também um plano de ação para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. Apesar de parecer distante do dia a dia do Poder Público Municipal, o tema já é prioridade nos governos dos estados que se tornaram signatários desta agenda. São Paulo, por exemplo, já instituiu junto à Casa Civil uma área específica para tratar o assunto.

A Bacia Hidrográfica do Paranapanema é composta de 247 municípios, sendo 115 no estado de São Paulo, e 132 no estado do Paraná. A participação do Poder Público Municipal nos Comitês de Bacias e no diálogo sobre os recursos hídricos é fundamental e tem sido estimulada, tendo em vista que é no âmbito municipal que as ações acontecem.