Comitê do Rio Paranapanema conhece experiência do Comitê de Integração do Paraíba do Sul
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Comitê do Rio Paranapanema conhece experiência do Comitê de Integração do Paraíba do Sul

Na tarde de hoje (01/02), representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) se reuniram junto à coordenadora e coordenador substituto do Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, para atuação conjunta com o Comitê do Rio Guandu (GTAOH), Larissa Costa e Diogo Azevedo, respectivamente.

O GTAOH, instância do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), tem a competência de antecipar e analisar situações de conflito envolvendo a operação hidráulica dos reservatórios e os usos múltiplos da água e propor soluções alternativas; analisar e propor soluções alternativas para os critérios de operação hidráulica dos reservatórios do rio Paraíba do Sul e da transposição de água para o rio Guandu, visando o atendimento dos requisitos quantitativos de água nas bacias; atuar no sentido de propor formas de garantir o atendimento dos requisitos dos usos múltiplos da água e divulgar informações correntes sobre aspectos quantitativos dos recursos hídricos nas bacias.

Está instância foi a responsável em articular as propostas das diretrizes operacionais aos órgãos responsáveis: Anel, ONS e ANA, no período da crise vivida nos anos de 2014 e 2015 pela Bacia Hidrográfica. O papel desenvolvido pelo Ceivap para a mitigação da crise foi fundamental para o protagonismo do Comitê na tomada de decisões.

Durante o encontro virtual, todo o processo de articulação foi compartilhado com os membros do CBH Paranapanema. A Diretoria do Comitê do Rio Paranapanema tem buscado experiências exitosas dos Comitês de Bacias Hidrográficas no enfrentamento de situações adversas, com o objetivo de desenvolver o melhor modelo de atuação para o CBH Paranapanema, tendo em vista as especificidades do Comitê e da crise hídrica enfrentada nos reservatórios.

Desde outubro de 2018, culminado pela falta de chuvas, os reservatórios para geração de energia, que também são utilizados para outros usos dos recursos hídricos, localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema apresentam baixo nível de água. Na última sexta-feira (29/01), o CBH Paranapanema conheceu a experiência no enfrentamento da crise no CBH São Francisco.