Anualmente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) desenvolve a Avaliação da Implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema com o objetivo de mensurar o avanço das ações, assim como identificar desafios e estimular a execução das ações. A Avaliação utiliza a metodologia desenvolvida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e está disposta no Manual para Avaliação da Implementação de Planos de Recursos Hídricos, lançado em 2021.

O 2º ciclo de implementação do Pirh Paranapanema possui 40 ações entre as priorizadas e as continuadas. Dessas ações, 24 contam com seu detalhamento no Manual Operativo do Plano (MOP) e já traz os indicadores necessários para mensurar o resultado da implementação. As demais 16 ações, que são contínuas, necessitam da construção destes indicadores.

Por isso, a Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) se reuniu hoje (21) para finalizar os indicadores e, dessa forma, ser possível identificar o percentual de implementação do 2º ciclo do Pirh Paranapanema. A próxima etapa é a construção do Relatório de Avaliação da Implementação de 2022 – 1º ano do 2º ciclo.